Eventos e shows

1º Festejo da Fazenda Resgatou a Cultura Quilombola em Ubatuba

Tamoios News
FundArt
FundArt

Casa da Farinha no Quilombo da Fazenda

Realizado entre os dias 1 e 2 de agosto, o festejo organizado pelo Quilombo da Fazenda da Picinguaba, reuniu grupos de outros bairros da cidade e apresentou músicas, danças e comidas tradicionais.

No sábado os grupos Fandango Caiçara e Xiba do Puruba animaram o público. Os jovens e crianças do grupo “Ô de casa”, formado por moradores do quilombo encerrou as atividades do domingo com ciranda, fandango e uma roda de jongo.

O Projeto Garoupa apresentou o documentário “Cambury, histórias e memória” no domingo. O vídeo foi o produto das oficinas de cinema, ministradas por Felipe Scapino durante a atuação do projeto em Ubatuba. A produção foi feita pelos participantes das atividades, através da Associação de Moradores e Amigos de Cambury (AMAC) com o apoio da Fundart.

“Pude ver pessoas que não vejo há muito tempo e saber como elas estão”, disse emocionado o senhor Zé Pedro, idealizador do evento e mestre contador de histórias que recebe os visitantes e promove a difusão da cultura e da resistência do povo quilombola de Ubatuba. Segundo ele, o documentário foi capaz de registrar o cotidiano caiçara e amenizar a saudade das pessoas queridas que vivem em Camburi.

Localizado ao norte de Ubatuba, o Quilombo da Fazenda é um dos remanescentes quilombolas da cidade. O local possui uma casa de farinha com roda d’água, artesanato e restaurante com comidas típicas que estão entre os atrativos turísticos da cidade.

Saiba mais sobre o documentário

Na fronteira de Ubatuba com Paraty, ao norte da cidade paulista, existe uma comunidade caiçara que guarda suas tradições e preserva a natureza local. Em meio a Mata Atlântica, praia exuberante, cachoeiras e nenhum sinal de celular, Camburi encanta visitantes de diversos lugares por suas belezas naturais e pelas pessoas que ali vivem. Caiçaras e remanescentes quilombolas dividem a mesma área que recebeu energia elétrica há poucos anos.

Nesse contexto, o documentário “Camburi, Histórias e Memórias” foi produzido pelos moradores nas oficinas de audiovisual do Projeto Garoupa, ministradas por Felipe Scapino. O filme de 28 minutos retrata os moradores mais antigos dessa comunidades, histórias de pessoas que se encantaram e não saíram mais de lá, festejos tradicionais entre outras manifestações que foram mostradas pelos moradores.

“Sempre foi um sonho fazer o documentário sobre a nossa comunidade para ficar de recordação para quem está nascendo ou mesmo para os turistas que nos visitam”, diz Vanusa, liderança da Associação de Moradores e Amigos de Camburi. Segundo ela, a comunidade pensava em uma produção audiovisual que pudesse documentar os mais velhos, as histórias da cultura local e curiosidades daquele lugar.

“A produção do documentário aconteceu de um jeito muito interessante, pois possibilitou que os jovens pudessem conhecer melhor o lugar em que vivem, tanto a cultura quanto o meio ambiente. Quem não sabia ou não tinha noção da importância da preservação ambiental, passou a conhecer”, destaca Jussara Soares, secretária da associação. Além disso, a construção do roteiro, as entrevistas e toda a montagem do vídeo foi construída de maneira coletiva entre os participantes da oficina.

O vídeo já foi exibido em alguns espaços na cidade e será enviado para festivais em todo o Brasil com a finalidade de divulgar a cultura caiçara e as comunidades dessa região. “Nós vimos no Projeto Garoupa uma possibilidade de concretizar essa ideia com a oficina de cinema que e com isso construir um produto para que cada um possa levar um pouco de Camburi para onde for”, completa.

Colaboração:Vanessa Cancian

Disponível em:http://fundart.com.br/?p=11030&preview=true

Fonte: FundArt

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.