Caraguatatuba Eventos e shows

Festival do Camarão é atração em Caraguá

Tamoios News

Festival iniciado, ontem, deve receber 80 mil pessoas e vender 40 toneladas

O 21º Festival do Camarão que começou ontem, quarta(11), na Praça da Cultura, em Caraguatatuba, é uma das boas atrações na região no fim de semana.  A expectativa da organização é que neste ano sejam comercializadas cerca de 40 toneladas do crustáceo e pescado. Isso em função da festa ser realizada dois finais de semana – de ontem até o dia 15 e de 19 a 22 de julho.

A expectativa da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – uma das organizadoras do evento junto com Prefeitura de Caraguatatuba e a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro é que mais de 80 mil pessoas passem pelas instalações do evento nos nove dias de festa que conta com 5.600 m² de área total, sendo 3.600 m² da praça de alimentação e 400 m² de artesanato local.

Neste ano, a festa homenageia o pescador José Teixeira de Souza, mais conhecido como Terra Seca, 58 anos. José Teixeira nasceu em Mombaça, no Ceará, em 12 de maio de 1960, filho de Francisco Teixeira Evangelista, agricultor, e de Antonia Felícia Evangelista.

Terra Seca casou-se duas vezes. Com a primeira esposa teve três filhos, Antonio Edilberto e José Cledsson, que são marítimos e, vivem em Caraguá e Pedro James, que vive em São Paulo. Sua atual esposa é Jurema Dionísio dos Santos. Faz cinco anos que adquiriu seu próprio barco, o “Heitor”, em homenagem ao seu neto de seis anos.

Também recebe homenagem o pescador Ditinho, 59 anos, falecido no último dia 7 de julho. Benedito João Nascimento Filho trabalhou por 30 anos como pescador, foi presidente da Associação dos Pescadores do Camaroeiro por  dois anos e diretor da entidade por 15 anos, contribuindo não só para a união dos pescadores da região, mas para a organização profissional na pesca, na economia pesqueira, preparando seus companheiros para o futuro e para as adversidades.

Ditinho foi também idealizador do Festival do Camarão juntamente com Isaías Costa e com o “Seu Chico” Delegado.

O Festival

Criado em 1998, com o propósito de ser fonte de renda para a comunidade pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão do entreposto de pesca da Praia do Camaroeiro, o Festival do Camarão reúne os saberes da tradição local, não somente por meio da gastronomia, mas também por meio do artesanato identitário e outras manifestações culturais, de registros audiovisuais do cotidiano da vida caiçara.

Ele será realizado em dois fins de semana, neste e no próximo, 19 a 22, na Praça da Cultura, na Avenida da Praia, no Centro. Com intensa programação musical, folclórica, artística e gastronômica, promete valorizar a cultura caiçara e reunir todos os públicos.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, destacou a importância de abrir o festival para mais uma semana. “É um evento grande e pedia mais dia de festa. Tenho certeza que, mais uma vez, vai superar as anteriores e é essa nossa ideia, agregar cada vez mais”.

Para a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, o Festival do Camarão é de grande importância para Caraguatatuba, para os pescadores e toda a comunidade. “É uma festa maravilhosa e, com certeza, este ano traremos muitas outras novidades”.

Além do camarão, que é o prato principal da festa, este ano traz como novidades a venda de batata frita e pastel de queijo que vai atrair famílias e pessoas que têm alergia ao crustáceo.

Confira a programação musical

                   21º FESTIVAL DO CAMARÃO              

          

                

Dia 12/07          

         19h30: Carlinhos Guilbert

         22h: Taty Vitor

 

Dia 13/07           

         20h: Lucas Santana

         22h: Zirinho e banda

 

Dia 14/07           

         13h: Trio Brasil

         15h: Zé Maria e percussão

         20h: Lira Padre Anchieta

 

Dia 15/07

         21h30: Banda Saquaritá + Banda D2

         15h: BAMAC

         17h: Gigi Marques

         18h:Rodrigo Marim

         20h: Coral Água Viva

         22h: Banda Feira Livre

 

Dia 19/07           

         20h: Bruno Carvalho

         22h: Banda Resilien com participação especial de Mara Amaral

 

Dia 20/07 

         19h30: Tikinho + Trio

         22h: Simplicidade S.A.Coincidência + Nosso Jeito + Iago + Ed Junior+ Rogério e Everson

 

Dia 21/07          

         13h: Clube do Choro

         15h: Gerard Sher

         19h: Orquestra Popular de Ilhabela

         21h: Sr. Bamba

         23h30: The Frank’s

 

Dia 22/07          

         13h: Charles Máximo e Marcio

         15h: Camerata de Cordas da Fundacc

         19h30: Bichos da Costeira

         22h: Tribo Caiçara

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.