Eventos e shows Litoral Norte

Festival Felino oferece atrações com artistas do Chile e Colômbia

Tamoios News

Na segunda semana artistas internacionais e nacionais se apresentam em Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela

O FELINO – Festival de Artes do Litoral Norte – apresenta fortes grupos internacionais e nacionais na programação da segunda semana (de 9 a 12 de maio de 2019). Todos com qualidade de conteúdo e estética atraente, nas cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Uma oportunidade única na região, com divertimento e cultura garantidos, em espetáculos com entrada livre, ou seja, de graça e para todas as idades. É só chegar e retirar os ingressos nas bilheterias com uma hora de antecedência.

Do Chile vem a Cia de Teatro El Faro, com a peça “Soquete Best-ial”, onde circo e teatro se entrelaçam na atuação do palhaço Tony Soquete. São pequenas histórias sobre a inocência e a estupidez humana. Um concertista, um turista, um assassino e um vendedor de sonhos estão em cena! A El Faro atua em países, como Estados Unidos, Chile e vários outros da América Latina. Já são 20 anos de roteiros de clown, do circo até o teatro, com ênfase na crítica aos comportamentos sociais.

Da Colômbia, chega a Cia Circo Medellin, com a peça “Um Golpe a la Tristeza”. No enredo, o personagem Caliche, criado por Carlos Alvares, dá, com certeza, um golpe e espanta a tristeza. Ele traz na maleta poderosa até um cometa que faz a conexão dele e do público com o céu. Risadas e encantamento garantidos nesta peça em que o artista usa técnicas para fazer rir e pensar sobre a inocência das crianças. Aqui, o circo se encontra com os conceitos de justiça social. Carlos Alvarez já participou de vários festivais colombianos e internacionais, como o FELINO.

Já na peça “Esquadrão Bombelhaço”, da Cia brasileira Palombar Circo Teatro, o desafio é exaltar a gestualidade do palhaço através de uma comicidade lúdica inspirada em animações do século XX. Um batalhão de bombeiros corre para acabar com um incêndio que tomou conta do picadeiro e o salvamento é entre trombadas e tropeços. A Palombar tem formação em técnicas de circo, teatro e música, que são as bases do Instituto Pombas Urbanas, do bairro Cidade Tiradentes, da zona leste de São Paulo. O grupo já foi premiado diversas vezes e traz agora para o Litoral Norte a harmoniosa mistura da acrobacia com a música.

Direto da cidade vizinha de Caraguatatuba, Ilhabela recebe o premiado Corpo de Baile, no dia 09, com a peça “Carpe Diem, a vida em um zeptosegundo”, baseada na Ode a Leucone, de Horácio, conhecida principalmente por seu último verso, Carpe Diem! A ideia é viver intensamente o presente, sem dar tanta importância ao passado ou ao que virá. Esse grupo foi criado em 2001 pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e recebeu o prêmio governador do Estado em 2017, por voto popular. Participa dos principais festivais de dança do país, e tem dedicação a pesquisa e a criação de composições, dirigidas pela coreógrafa Cristina Neves. No palco, são dez bailarinos conectados pela poesia que valoriza a vida.

Durante o Festival Felino são oferecidas oficinas com artistas consagrados para todos os interessados. As inscrições podem ser feitas no facebook/associacaofelino e no sitecirconavegador.com.br

O Festival Felino é uma produção da Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte, com patrocínio do Prêmio FUNARTE/IBERECENA e apoio das prefeituras de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Os espetáculos acontecem até 26 de maio.

Serviço:

CARAGUATATUBA

11/05 – Praça Cândido Mota – 20h30
“Esquadrão Bombelhaço” – Palombar Circo Teatro – Brasil

SÃO SEBASTIÃO

10/05 – Teatro Municipal de São Sebastião – 20h*
“Soquete Bestial” – Teatro El Faro – Chile

11/05 – Teatro Municipal de São Sebastião – 20h*
“Un Golpe a la Tristeza” – Circo Medellin – Colômbia

ILHABELA

09/05 – Galpão das Artes – 20h*
“Carpe Diem, a vida em um zeptosegundo” – Corpo de Baile de Caraguatatuba – Brasil

10/05 – Pés no Chão – 20h*
“Un Golpe a la tristeza” – Circo Medellin – Colômbia

11/05 – Galpão das Artes – 20h*
“Soquete Bestial” – Teatro El Faro – Chile

12/05 – Praça – Cel. Julião de Moura Negrão – 16h
“Esquadrão Bombelhaço” – Palombar Circo Teatro – Brasil

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.