Eventos e shows Litoral Norte

Litoral Norte oferece festivais de gastronomia tradicional caiçara 

Tamoios News
Festa da Mandioca

Mandioca, Camarão, Tainha e Cambuci são destaques em receitas regionais

Por Adriana Coutinho

Abrindo a temporada de julho, o Litoral Norte oferece a partir de quinta-feira (5) quatro festivais gastronômicos para os apreciadores da culinária caiçara. Sabores, receitas, música e artesanato integram a programação.

São as festas anuais de Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião que reúnem a gastronomia, música e cultura da região, oportunidade de degustar receitas, pratos tradicionais e porções, tendo a mandioca, a tainha e o camarão como matéria prima, além de conhecer mais de perto essa fruta tão versátil que é o cambuci, e poder descobrir seu sabor.

Festa da Mandioca – Em Ubatuba, no Sertão do Ubatumirim, acontece a 18ª edição da Festa da Mandioca e como destaque do evento, a famosa vaca atolada, preparada com costela bovina e mandioca, além de outras opções de salgados, petiscos e bolos. Este ano, a festividade contará também com opções a partir da Juçara. Comunidade de caiçaras tradicionais, a festa promete além da culinária, música e cultura em sua programação. As apresentações dessas manifestações como grupo de Fandango Caiçara e Congada de bastões estão previstas sempre após às 18h.  O acesso ao bairro é feito a partir da Rodovia BR 101, na altura do km 16 e a iniciativa é da Associação dos Bananicultores do Ubatumirim com apoio da Prefeitura de Ubatuba e da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FundArt). Na quinta e sexta-feira, a festa tem início às 19h. Já sábado e domingo às 12h.

Festival do Camarão – Em São Sebastião, a praia de São Francisco na região central é o cenário para a festa do crustáceo. A quarta edição começa na quinta-feira (5), em frente ao convento franciscano Nossa Senhora do Amparo. Receitas típicas da região tendo como base o camarão estarão a venda nas barracas e na programação musical, samba, pagode e sertanejo. Realizado pela Prefeitura de São Sebastião, Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant’Anna” (FUNDASS) e Secretaria de Turismo o festival abre para o público na quinta e sexta-feira a partir das 18h e no sábado e domingo, a partir das 12h.

Festival da Tainha – O tradicional Festival da Tainha de Caraguatatuba em sua 15ª edição, ganha novo endereço neste ano. A Praça de Eventos do Porto Novo sedia a festa, de sexta-feira (6) à segunda-feira (9), com receitas, petiscos e doces, com preços entre R$5,00 e R$60,00.

Artesanato local, passeios de barco e programação musical extensa de MPB, sertanejo e forró da região, prometem agradar os visitantes. A festa abre na sexta-feira (6) às 18h, nos outros dias, a partir das 12h as delícias podem ser degustadas.

Haverá guia e translado de ida e volta para da Praça de Eventos para o passeio de barco no Rio Juqueriquerê. O festival é realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, Secretaria de Turismo, Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Festival do Cambuci – Outra aventura gastronômica do fim de semana em Caraguá é o Festival do Cambuci, em sua sétima edição, que acontece no domingo (8), das 9h às 17h, no Parque Estadual Serra do Mar Caraguatatuba – Núcleo Caraguatatuba. Tradicional na cultura popular regional, rico em vitamina C e antioxidantes, o Cambuci já era utilizado pelos índios e por bandeirantes e tropeiros na cachaça e xarope, doces e outros produtos. A entrada é franca.

O festival acontece em cada uma das cidades presentes na rota – São Lourenço da Serra, Mogi das Cruzes, Paraibuna, Cambuci, Salesópolis, Bertioga, distrito de Parelheiros, na grande São Paulo e Caraguá.  Importante fruta para o Vale do Paraíba e Litoral Norte, oferece ao público os aspectos gastronômicos, históricos, culturais, ambientais, econômicos e turísticos do alimento.

Na programação, além de exposição e venda de produtos, estão previstas apresentações com a Orquestra Estrela de Ouro, Banda Municipal Carlos Gomes, Contação de Histórias de Nhá Rita e Leco Borba e teatro. Às 9h30 e às 13h tem “Trilha do Jequitibá”. Em Caraguá o festival é realizado pelo PESM com parceria da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e Prefeitura de Caraguatatuba. O parque está localizado na Rua do Horto Florestal, 1.200, no bairro Rio do Ouro. Mais informações pelo telefone (12) 3882-5999.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.