Caraguatatuba Gastronomia

13ª edição do Caraguá a Gosto começa nesta quarta(1º)

Tamoios News

13ª edição do Caraguá a Gosto reúne 44 estabelecimentos

 

O 13º Festival Gastronômico Caraguá a Gosto começa nesta quarta-feira (1º/07) e segue até o dia 2 de setembro. Moradores e turistas podem experimentar pratos de 44 estabelecimentos, entre bares, restaurantes, pizzarias, quiosques, lanchonetes, sorveterias e docerias que participam do concurso. A cerimônia de lançamento do festival ocorreu na noite desta segunda-feira (30), na Secretaria de Turismo, no Centro.

A abertura oficial contou com a presença do prefeito Aguilar Junior; vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Junior; presidente da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar; presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar; secretário de Turismo, Cristian de Souza; da presidente do Conselho Municipal Turismo (Comtur), Sandra Abril; presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE), Sávio Luiz dos Santos;  e do presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba (AHP), Wilson Rodrigues, além de secretários municipais, vereadores, proprietários dos estabelecimentos participantes e imprensa.

O secretário de Turismo, Cristian de Souza, destacou os investimentos da administração para movimentar a baixa temporada. “O prefeito Aguilar Junior tem investido muito em cada evento, sempre valorizando o profissional e o comerciante local, como no último festival de Jazz & Vinhos (7 a 10 de junho). Todos os participantes do Jazz & Vinhos estão no Caraguá a Gosto. Tiramos o Festival da Tainha do Entreposto de Pesca e levamos para a Praça de Eventos do Porto Novo, a pedido do prefeito. Em 2017, foram vendidas sete toneladas de tainha e esse ano, 15 toneladas”, frisou. “Em 2006, O Caraguá a Gosto tinha 17 estabelecimentos participantes quando começou na gestão do seu pai (então prefeito José Pereira de Aguilar), hoje são 44. Isso é um recorde e mostra a importância do evento”, avalia.

O presidente da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar, reconheceu o empenho dos envolvidos para o crescimento do concurso. “O evento vingou e é um grande sucesso, devido ao trabalho da Prefeitura Municipal e parceiras com vocês comerciantes, Comtur, Associação de Hotéis e Pousadas, Associação Comercial, enfim todos vocês que abrilhantam o festival”, destacou.

O prefeito Aguilar Junior falou sobre mais iniciativas para combater os efeitos da sazonalidade. “A Prefeitura investe em mídia e faz parcerias com cada comerciante para diminuir a sazonalidade no mês de agosto. Esse ano a gente tem um calendário muito bem definido com eventos anunciados com antecedência. Teremos o Festival de Food Truck, Festa dos Mineiros, Festival da Cerveja Artesanal, Festa do Sorvete para gerar mais emprego e renda”, adiantou.

Este ano, o festival traz novas categorias: Lanches Artesanais (sanduíches ou outros tipos de lanches artesanais), Sobremesas (doces, tortas e sorvetes) e Culinária Internacional (pratos internacionais); além de seguir com as tradicionais Carnes & Aves, Frutos do Mar, Comida de Boteco (petiscos e porções), Sabor de Praia (petiscos ou porções de frutos do mar) e Pizzas. É possível encontrar pratos principais a partir de R$ 22.

Os consumidores elegem os melhores estabelecimentos em criatividade, apresentação, sabor do prato, serviço da casa e atendimento do garçom. Haverá cédulas de votação para os clientes, que atribuirão notas de 5 a 10 para cada quesito avaliado.

Além de escolher os melhores em cada categoria, o público participa de sorteio de brindes. Os garçons melhores avaliados pelos fregueses também serão premiados. Um material especial com a divulgação de todas as casas, pratos, receitas e valores está em produção e deve ser distribuída nos estabelecimentos para servir como um Guia Gastronômico para os clientes.

Em 2017, o festival contou com 30 restaurantes e a participação de mais de 8 mil consumidores de 147 cidades, o que provocou um aumento de quase 50% no faturamento dos estabelecimentos.

 

 

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.