Caraguatatuba Educação Gastronomia

Caraguá: “Macarrão à Peppa Pig”, vence o “MasterChef” das escolas municipais

Tamoios News

A vencedora do concurso “MasterChef na Escola”, realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação e disputado pelas cozinheiras que prestam serviço nas unidades escolares municipais, foi a receita “Macarrão à Peppa Pig”. As autoras são Flávia Márcia Dutra Mendes, Luana Rodrigues de Lima Souza, Samira Carla de Camargo da Silva e Viviane Francisca Gonçalves Fuster, do CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse Schmidt Cardozo (Porto Novo).

A cerimônia de premiação da vencedora foi realizada na quarta(14), às 20, na Faculdade Módulo, no centro da cidade e contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, que cumprimentou todos presentes, desde a Secretária de Educação, Márcia Paiva, o presidente da Câmara Municipal, Tato Aguilar, até professores, coordenadores e especialmente as cozinheiras.

#

“Fazemos hoje o reconhecimento do melhor trabalho, lembrando que esse prato vai fazer parte do dia-a-dia como refeição de toda a rede municipal. E gostaria de, já na semana que vem, visitar as escolas finalistas para experimentar os pratos. Quem sai ganhando com essa competição são as nossas crianças. Todos estão de parabéns e as cozinheiras são todas vencedoras”, disse o prefeito.

O “Masterchef na Escola” foi idealizado pela equipe de alimentação escolar com o objetivo de desenvolver uma receita com carne de pernil de porco, que será introduzida na alimentação escolar no próximo ano. Atualmente na rede municipal são oferecidas as seguintes misturas: carne moída, isca de carne, frango e peixe (cação).

Outras duas receitas que participaram como finalistas do concurso: “Carne de Porco à Mineira”, preparado por Lair Gomes de Souza e Victória Eduarda da Silva Santos, do CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano (Perequê-Mirim) e “Pernil na cebola dourada” acompanhado de farofa de banana, arroz, feijão e salada de alface e tomate, das cozinheiras Roselene Macedo dos Santos e Daniele Santos de Faria, da EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira (Tabatinga), que ficou na segunda colocação e também constará do cardápio escolar, assim como a primeira colocada. 

Para a escolha da receita vendedora, os alunos responderam a um questionário da escala hedônica estruturada, que mede a preferência do consumidor de forma direta, com as opções: detestei, não gostei, indiferente, gostei, adorei. O resultado da aceitação foi por meio de porcentagem e comparação entre as escolas.

Ao todo, 29 unidades escolares participaram do concurso. Em dois meses e duas semanas, coube à equipe do setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação pelas nutricionistas Fernanda Nunes Pereira (diretora) e Karina Tavares Magalhães e do técnico José Maria Pereira, percorrer as escolas para provar os pratos.

Os quesitos para preparar a receita foram: utilizar somente os produtos fornecidos pela Secretaria de Educação e da horta de cada unidade. Os quesitos julgados foram: sabor, apresentação, tempo de preparo, porcionamento (prato feito), valor nutricional e praticidade.

O evento contou com o apoio da Convida Alimentação Ltda., empresa que emprega as cozinheiras que prestam serviço nas unidades escolares municipais.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.