Caiçara Gastronomia

Chefs de São Sebastião participam da maior feira mundial de turismo e gastronomia nos EUA

Tamoios News

Três chefs do Litoral Norte foram convidados pelo Itamaraty, através da Prefeitura de São Sebastião, para participarem de uma das maiores feiras internacionais de turismo e gastronomia do mundo, a Fibega Miami 2019. A feira acontece no fim de semana. Os chefs vão mostrar um pouco da culinária caiçara e, também, brasileira, pois vão representar a gastronomia do país

Por Salim Burihan

Três chefs de São Sebastião, Cris Lara, do Restaurante Pimenta de Cheiro, de Toque Toque; Eudes Assis, do Taioba, de Cambury; e, Pedro Abronhoza Scarpa, do Frida, de Boiçucanga, participam no próximo fim de semana do FIBEGA Miami 2019, uma das  principais feiras mundiais de turismo de gastronomia.

Os três chefs foram convidados para participarem do evento pelo Itamaraty, através da Prefeitura de São Sebastião. A feira acontece no Centro de Convenções de Miami Beach, de 10 a 12 deste mês.  O Itamaraty banca todas as despesas, entre elas, hospedagem e a viagem dos três chefs sebastianenses.

Fibega é uma feira anual internacional que reúne cultura, gastronomia e destinos de diferentes países e regiões, e será realizada nos EUA pela primeira vez, no próximo fim de semana, em Miami, de 10 a 12 de maio, no Miami Beach Convention Center.

O dia 10 de maio é aberto a profissionais, enquanto o 11 a 12 de maio é direcionado para um público misto de profissionais e público em geral. Devido ao prestígio da cidade como epicentro internacional do turismo e da gastronomia, todas as edições futuras da feira permanecerão em Miami. A FIBEGA original foi realizada em Mérida, na Espanha, em 2016, seguida por Buenos Aires em 2017.

“A gastronomia desempenha um papel importante na condução de viagens para um destino, especialmente devido aos turistas que procuram viagens experienciais profundamente enraizadas na cultura dos lugares que visitam. A FIBEGA tem como objetivo gerar conscientização sobre a importância do turismo gastronômico, seu impacto nas comunidades locais e em toda a cadeia de valor. Esses prêmios homenagearão aqueles que fizeram avanços significativos na elevação do turismo gastronômico em todo o mundo ”, explica Roi Correa, presidente da FIBEGA.

Chefs

Chef Cris Lara se sente honrada com o convite do Itamaraty, através da prefeitura de São Sebastião, para divulgar a gastronomia brasileira nos EUA

Cristiane Lara de Oliveira, a Chef Cris Lara, se sentiu muito honrada com o convite feito pelo Itamaraty. “Nossa participação numa das mais importantes feiras de turismo e gastronomia do mundo é resultado do trabalho desenvolvido pelo prefeito Felipe Augusto e a secretaria de Turismo de São Sebastião, que em feiras internacionais, divulgam nossas belezas naturais, nossa gastronomia e nossa cultura”, afirmou.

Cris, que é formada em Comunicação, mas que há 10 anos é responsável pelas delícias do Pimenta de Cheiro, vai participar da cozinha show da Fibega com uma “Moqueca de Peixe” e um “Peixe seco com batata doce”. Como sobremesa, brigadeiro de caipirinha com cachaça artesanal e a paçoca de amendoim.

Eudes Assis, o chef Eudes, do Taioba Gastronomia, de Cambury, vai oferecer o “Arroz peixe seco de varal com taioba refogada e banana da terra grelhada” e o “Baião de Dois”. Como sobremesa: “Badinho de Tapioca com melaço de Cana” e “Bolinho de Taioba”.

Chef Eudes, de Cambury, gastronomia é um dos grandes atrativos turísticos de São Sebastião

Eudes já participou de eventos gastronômicos internacionais em 2012, nos EUA e em 2018, em Londres, na Inglaterra. “Estou honrado com o convite. Nossa excelente gastronomia é um dos atrativos turísticos de nossa cidade”, afirmou. Eudes vai levar parte dos ingredientes que irá utilizar aos EUA.

O terceiro chef Pedro Abronhoza Scarpa, do Frida, de Boiçucanga, vai auxiliar os colegas e fazer caipirinhas tradicionais com cachaças artesanais. Os chefs Cris Lara e Eudes embarcam nesta quarta(8). Pedro já embarcou para os EUA.

Confira a receita do chef Eudes Assis:

ARROZ PEIXE SECO COM TAIOBA REFOGADA E BANANA DA TERRA GRELHADA (4 porções)

Ingredientes do arroz

1 xícara de chá de lascas de peixe seco (dessalgado)
2 colheres de azeite extra virgem
1 colher de cebola picada
1 colher de alho poro picado
2 colheres pimentão colorido picado
1 colher de azeitona zapa picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1\2 xícara de vinho branco seco
2 xícaras de arroz agulhinha
4 xícara caldo de peixe
1 xícara de tomate, cortado em cubos (sem pele e sem semente)
1 colher de de salsinha picada
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

1- Refogue no azeite cebola, o alho poro e os pimentões
2- Coloque o peixe seco para refogar junto com os temperos.
3- Acrescente o vinho branco e o arroz
4- Adicione o caldo de peixe
5- Deixe cozinhar
6- Coloque os tomates
7- Finalize com salsinha picada

Taioba refogada

4 folhas de taiobas grandes
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 colher de cebola picada
1 colher de alho porro picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto

1.Branqueie a taioba.
2. Refogue a cebola e o alho poró na manteiga, acrescente a taioba branqueada e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Banana da Terra grelhada

1 banana da terra
1 colher de azeite para grelhar

Modo de preparo:
Descasque as bananas, corte em fatias e grelhe com azeite em uma frigideira antiaderente.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.