Gastronomia Ilhabela

Renata Vanzetto venceu o Concurso Chef Amador do Festival do Camarão da Ilha em 2005, hoje, é uma das chefs mais renomadas

Tamoios News
A chef Renata Vanzetto na aula-show. Foto: Paulo Steani

O 24º Festival do Camarão, que acontece em Ilhabela, teve um momento muito especial, no último fim de semana. A renomada chef Renata Vanzetto participou de uma aula show no Boulevard do Camarão. Detalhe: Renata venceu o Concurso de Chef Amador do Festival de Ilhabela em 2005. Com o prêmio conquistado, na ocasião, foi estudar no exterior. Hoje, Renata é uma profissional consagrada, eleita a Chef Restaurateur do ano pela revista Prazeres da Mesa e comanda nove restaurantes.

2005

Quando participou do Concurso em 2005, Renata tinha apenas 17 anos. Foi inscrita pela tia e não pode recusar. Venceu o concurso apesar da timidez e do nervosismo. No último fim de semana, ela retornou à Ilhabela, desta vez, como uma das mais renomadas chefs paulistas para ministrar uma aula-show.

“É muito bom cozinhar na minha terra. Relembrando tudo o que aconteceu, o curioso é que o valor do prêmio em 2005 era exatamente o que eu precisava para viajar e estudar no exterior. Fiquei sete meses fora e, quando voltei, abri o Marakuthai, em Ilhabela, que está no festival com o sanduíche de camarão crocante com maionese de beterraba e picles de couve-flor”, contou ela, que ensinou como fazer este prato em sua aula-show.

Boulevard do Camarão

Outros chefs também brilharam no primeiro final de semana. Na sexta-feira (16), Carole Crema fez uma massa com camarão. Ainda no sábado, Carina Manzoli, do restaurante Famiglia Manzoli, fez aula-show e preparou sua receita. No domingo, duas aulas-show: Antonio Borges, do Quilombo Restaurante e Café, e Eudes Assis, do Taioba Gastronomia.

Após o sucesso do primeiro final de semana, o Festival do Camarão segue em Ilhabela ao longo do mês de agosto. Todos os dias nos 48 restaurantes participantes e a partir da próxima sexta-feira (23), novamente no Boulevard instalado no Centro Histórico.

Juntamente com os pratos especiais a base do crustáceo, o evento contará com atrações musicais, aulas-shows com grandes nomes da gastronomia e o tradicional concurso de melhor Chef Amador. A vencedora mais famosa da competição, ensina a receita para os interessados em repetir seu sucesso de 2005. “Estejam seguros. Não inventem de fazer algo novo no dia, mas façam uma receita que vocês já sabem que dá certo”, garantiu Renata.

Rede hoteleira

O sucesso do Festival do Camarão pode ser medido além do grande volume de pessoas no Boulevard montado no Centro Histórico da Vila. O movimento da rede hoteleira é um termômetro capaz de mensurar a movimentação de turistas na cidade. Segundo dados da Associação Comercial de Ilhabela, o número de quartos ocupados manteve uma média de 77% durante a semana e chegou ao pico de 95% no primeiro final de semana do tradicional evento gastronômico. Para os próximos dias, as previsões seguem otimistas.

Visitantes e moradores poderão saborear pratos elaborados especialmente para o Festival do Camarão. As opções são desde pastel e espetinho de camarão até arroz cremoso com camarão, incluindo camarão na moranga e purê de mandioquinha com camarão. São pratos para todos os gostos e diversos valores com receitas exclusivas tendo o crustáceo como o protagonista. O cardápio de cada estabelecimento poderá ser encontrado no guia ilustrado do festival, distribuído no Boulevard e em pontos estratégicos ao longo da ilha, como comércios e pontos de informação turística.

“Agosto está sendo sensacional, assim como foi julho, nosso mês náutico. Estamos repetindo dias muito parecidos com o verão, não só pelo clima maravilhoso mas também pela lotação quase completa da rede hoteleira. O Festival do Camarão estava lotado e deve repetir o sucesso no próximo final de semana. Estamos aproveitando a estrutura do Boulevard para fazer mais uma pesquisa e conhecer melhor nossos visitantes”, avaliou Bianca Colepicolo, secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Turismo de Ilhabela.


Programação do 24° Festival do Camarão

Sexta-feira – 23 de agosto
14h – Cozinha Kids – Chef Guga Rocha (Cozinha Tropicalista)
16h – Concurso Chef Amador
18h – Festival do Choro
20h30 – Vencedor Chef Amador
21h30 – Aula-show – Chef Guga Rocha (Cozinha Tropicalista)

Sábado – 24 de agosto
14h – Regata do Camarão
18h – Festival do Choro
20h30 – Aula-show – Chef Cecilia Padilha (Yes We Cook!)
21h30 – Aula-show – Chef Ivan Achcar (EGG – Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia)

Domingo – 25 de agosto
16h – Aula de Gestão em Gastronomia – Chef Ivan Achcar (EGG – Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia)
18h – Festival do Choro
19h – Tradicional Paella – Chef Tonhão
21h30 – Aula-show – Chef Jimmy McManis “Ogro” (Ogrostronomia e Burgertopia)