Arquitetura Ilhabela

Ilhabela: Começa nesta quinta(29) a Exposição Internacional do Bambu

Divulgar o arquipélago de um jeito simples e natural, aprender e reaprender com a natureza, através do bambu, são os objetivos da mostra que tem entrada franca

Começa nesta quinta(29), em Ilhabela, a Exposição Internacional do Bambu Ilhabela. Com apoio da Prefeitura, via Secretaria do Desenvolvimento e Inclusão Social, o evento nasceu do desafio de redescobrir um material tradicionalmente utilizado pelas comunidades tradicionais da ilha, nas construções de pau a pique, no artesanato,  no covo, nas varas e apetrechos de pesca, nas cercas e no amparo dos ventos.

De acordo com a secretária da pasta, Nilce Signorini, o bambu, no mundo contemporâneo, é uma resposta inovadora à construção civil, arquitetura, design e importante sequestrador de carbono.

Com a participação de alguns dos maiores profissionais do ramo na atualidade, a mostra, promovida pelo empresário Nunes Bambu, terá como palco a  Fazenda Engenho D’água, no bairro Engenho D’Água, no norte do município, com entrada franca.

Construção

A edificação datada do final do século XVIII, apresenta acomodações residenciais contíguas sob o mesmo telhado (da instalação industrial ao engenho propriamente dito), possui paredes mestras, embasamento e colunas em pedra entaipada, paredes divisórias e puxados em taipa de mão (com restauração ocorrida em 1947).  Tombado como patrimônio histórico e cultural ilhéu pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1951, o imóvel  pertence à Prefeitura e será, com certeza, mais um chamariz para atrair os visitantes à mostra que utilizará os jardins da  fazenda para acolher  estruturas em bambu que darão vida às   apresentações, exposições, conferências e oficinas.

Segundo informações da Secretaria do Desenvolvimento e Inclusão Social, o  evento nasceu do desafio de redescobrir um material tradicionalmente utilizado pelas comunidades tradicionais da ilha, nas construções de pau a pique, no artesanato,  no covo, nas varas e apetrechos de pesca, nas cercas e no amparo dos ventos. “No mundo contemporâneo, o bambu é uma resposta inovadora à construção civil, arquitetura, design e importante sequestrador de carbono”, explicou a secretária da pasta, Nilce Signorini.

De acordo com ela, a maior plantação de bambu encontra-se, desde a década de 1930, na Ilha da Vitória, comunidade tradicional situada ao norte do arquipélago. “A planta alastrou-se e hoje conta com 40 mil metros quadrados da espécie “Phyllostachys aurea. Desde 2014, através da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, a comunidade vitoriana vem recebendo orientações do professor Nunes sobre o correto manejo e transformação do bambu em uma das alternativas de subsistência, nos períodos de defeso”, comentou Nilce.

Segundo comentou o prefeito Márcio Tenório, “a Exposição Internacional do Bambu, em Ilhabela tem por objetivo apresentar o produto como uma das alternativas para questões ambientais, sociais e econômicas”.

O evento está previsto para ser encerrado no dia 2 de dezembro.

Principais atrações

Novembro                                                                           

Dia 29 (Quinta-feira) |Das 10h às 22h

10h | Abertura das exposições, feiras e oficinas

20h | Abertura oficial do evento

Dia 30 (sexta-feira) | Das 10h às 22h

10h | Abertura das exposições, feiras e oficinas

16h | Palestras, concursos, conferências e fóruns

21h | Apresentação de grupo artístico

Dezembro

Dia 01 (Sábado) | Das 10h às 22h

10h | Abertura das exposições, feiras e oficinas

16h | Painel 1: Florestas

17h | Painel 2: Construções

18h | Painel 3: Água

21h | Shows de música e arte

Dia 02 (Domingo) | Das 10h às 14h

10h | Abertura das exposições, feiras e oficinas

14h | Apresentação de trabalhos, premiações, sorteios e encerramento

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Alerta: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: