Arquitetura Ilhabela

Ilhabela quer a participação da China no Festival Internacional do Bambu

Tamoios News
Nilce durante visita ao consulado chinês

Comitiva ilhéu esteve recentemente no consulado chinês onde reiterou o convite

A vice-prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, acompanhada pela secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Nilce Signorini, esteve recentemente no consulado chinês, na capital paulista. Em pauta, além do termo de intenção de acordo de cooperação Brasil/China, a Exposição Internacional do Bambu Ilhabela, a ser realizada de 29 de novembro a 2 de dezembro na Fazenda Engenho D’Água, na Vila.

Recepcionada pela vice-cônsul da República Popular da China, Ana Chen, pelo cônsul Conselheiro Econômico e Comercial, He Jun, e pela cônsul geral, Chen Peijie, a comitiva reiterou os convites para o Corpo Consular e continua no aguardo de uma confirmação da vinda  da delegação chinesa para o evento.

“Eles agradeceram muito a nossa visita e elogiaram a iniciativa de realizarmos tão importante trabalho para a comunidade bambuzeira do Brasil e pelo fato da Administração dar prioridade aos projetos sustentáveis, de agricultura familiar e inclusão produtiva das comunidades tradicionais de Ilhabela”, disse a secretária Nilce.

Na ocasião, após justificar a ausência do prefeito Márcio Tenório, que receberia o secretário estadual de Transportes, Mário Mondolfo, para a entrega de balsas ao município, Nilce fez um breve relato sobre a existência de 40 mil metros quadrados de bambu, na Ilha da  Vitória, e da presença desta gramínea também na  Ilha de Búzios e em toda Ilhabela, planta renovável que tem proporcionado um meio de geração de renda para as comunidades tradicionais.

Segundo informou, os chineses têm muita apreciação pelo povo brasileiro e mantém um intercâmbio com várias cidades e universidades em cooperação técnico-administrativa do País em estudos e práticas sustentáveis sobre o bambu.

“Por isso, em concordância com o prefeito, marcamos esta visita ao Consulado da China no Brasil e enviamos, além do convite para o evento Internacional do Bambu, um Termo de Intenção de Cooperação Internacional. E no último dia 1º, a cônsul geral da China, acompanhada da vice-cônsul e do cônsul Conselheiro Econômico e Comercial, recebeu nossa comitiva para uma conversa e para uma troca de intenções”, explicou a secretária.

Além de Gracinha e Nilce, compuseram a comitiva ilhéu João A. Nunes (proprietário da empresa Nunes Bambu e Centro de Estudos do Bambu, Bertioga, SP), professor e doutor Antônio Ludovico Beraldo (Unicamp e vice-presidente da Bambu BR), professor Moisés Medeiros (pesquisador em bambu), professora Juliana Becker (pesquisadora em bambu), Shirley Cunha Leite (diretora de Gestão Financeira da Prefeitura de Ilhabela) e Maria Valéria Gago (secretária da Prefeitura l de Ilhabela).

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.