Bronca de Moradores São Sebastião

São Sebastião: Moradores cobram providências da prefeitura contra infestação de pernilongo

Tamoios News
Moradores de São Sebastião estão reivindicando providências por parte da prefeitura no combate aos pernilongos. Eles reclamam dos incômodos causados pelos insetos e de um possível avanço nos casos de dengue
 
Por Maria Jaislane
Os moradores, principalmente,dos bairros da costa sul de São Sebastião, estão reclamando dos incômodos provocados pelos insetos,  principalmente, pernilongos e borrachudos.
Eles temem que possa haver um aumento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A moradora Célia Pinto, de 71 anos, do bairro de Barequeçaba, queixa-se com a grande quantidade de pernilongos e solicita providencias.
“Está uma infestação por todo o bairro. Temos receio de que eles possam transmitir a dengue, Chicungunya e Zica, além da febre amarela. A quantidade de borrachudos a partir das 18 horas é assustador”, disse Célia.
Segundo ela, antes a prefeitura aplicava o “fumacê”, para combater os pernilongos e outros insetos, os carros percorriam as ruas da cidade, porém, não tem mais visto isso na região.  
Existem reclamações também na região Norte. Eliete Rocha, que mora no bairro de São Francisco, também relata, uma alta quantidade de pernilongos em sua residência. “Aqui em casa está demais. Já não aguento usar tanto repelente, mas não está tendo outro jeito”, comentou.
Segundo ela, os moradores estão utilizando repelentes e até raquetes eletrônicas para espantar os mosquitos. “Espalhar inseticida pela casa resolve o problema apenas por alguns minutos, mas em pouco tempo, eles voltam a invadir todos os cômodos da residência novamente”, reclamou Eliete.
Dengue
Em São Sebastião, tem cerca de 60 pessoas infectadas com a dengue. Uma delas é Alessandro Souza, 31 anos, morador do bairro de Juquehy.
“Estou com dengue há mais de uma semana, muita febre, dor de cabeça, dores nas costas, fraqueza, vômito, tontura e constantes coceiras, e mesmo passando repelente e tomado a vacina contra a dengue, no ano passado, não foi o suficiente para evitar a picada do mosquito no qual me transmitiu o vírus, minha esposa também já teve dengue quando estava gravida, agora sou eu”, diz Souza.
Prefeitura
A Prefeitura de São Sebastião informa que faz um trabalho constante e preventivo contra a proliferação de mosquitos em todos os bairros da cidade. Agentes tem aplicado a nebulização em vários bairros, principalmente, no combate aos criadouros do mosquito da dengue.
Este controle geralmente é feito pelos agentes de combate às endemias da Secretaria de Saúde e também pelas equipes da Secretaria de Serviços Públicos por meio das regionais,  que, também, fazem constantemente o trabalho de limpeza de córregos, rios e valas, justamente, para impedir a proliferação dos mosquitos.

No entanto, segundo a prefeitura, a colaboração da população também é fundamental para o descarte correto de lixo e materiais inservíveis.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.