Caraguatatuba Educação

Alunos com surdez profunda e familiares conhecem projeto da Escola Bilíngue

Tamoios News
Fotos: Divulgação

 

O setor de Educação Inclusiva da rede municipal de ensino de Caraguatatuba deu mais um passo rumo a implantação do projeto Escola Bilíngue em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Reuniu nove alunos com surdez profunda e seus pais para uma reunião na EMEF Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, no bairro Praia das Palmeiras para apresentar a proposta.

A escola promoverá o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos estudantes com surdez severa, que não têm oralidade, e aos seus pais ou responsáveis. Como também aos colegas de sala, professores e funcionários.

“Nosso objetivo é proporcionar a inclusão desses alunos, tanto na escola quanto no ambiente familiar e comunidade escolar”, explicou a coordenadora das salas de recursos Josiane Alcântara Fernandes.

As nove crianças serão transferidas de outras unidades escolares para a EMEF Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra. A diretora da unidade escolar, Juliana Neuma, esclareceu as dúvidas dos pais.

“Daremos todo suporte e assistência a vocês e aos seus filhos. Cada sala terá o professor de LIBRAS e Atendimento Educacional Especializado em Surdez no contraturno. Estamos empolgados com essa experiência pioneira, no município. Com certeza será um sucesso”, afirmou.

A escola da Praia das Palmeiras foi escolhida por atender o Ensino Fundamental do 1º ao 9º anos e ser equidistante de onde moram os alunos facilitando, assim, o acesso.

A mãe da aluna Maysa, 10 anos, 5º ano, Mery Ellen Oliveira, disse que gostou da escola e que a filha se adapta fácil às novidades. “Gostei da proposta e acredito que será muito bom para ela se comunicar em Libras com outros colegas”, avaliou.

Os pais do aluno Paulo Eduardo, 8 anos, 4º série, Pamela Reis Guidetti e Gaidson Martins, acreditam que o aprendizado bilíngue será uma ótima oportunidade para o filho e para eles também aprenderem.

A diretora do setor de Educação Inclusiva, Adriana Coelho destaca que a escola bilíngue é aquela em que LIBRAS e a Língua Portuguesa na modalidade escrita sejam línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo. Salienta ainda que o projeto inicialmente atenderá aos casos de surdez profunda e alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando a oferta de vagas na referida escola.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.