Educação

Pioneiro sobre o tema na área jurídica, livro aborda direito das comunidades tradicionais caiçaras

Tamoios News
Divulgação
Divulgação

Lançamento da obra já aconteceu nas cidades de Ilhabela e São Sebastião

A proposta da obra é dar base jurídica sobre os caiçaras e seus direitos, até então negligenciados

Por Ricardo Hiar, de São Sebastião

Abordar um tema atual e relevante, que integra a realidade de regiões como o Litoral Norte de São Paulo, mas que até então não recebia a devida atenção dos juristas na Brasil. Esse foi um dos pontos que motivou um grupo a embarcar num projeto pioneiro: escrever um livro sobre os direitos dos caiçaras.

Com o título “Direito das comunidades tradicionais caiçaras”, a obra já chegou nas principais livrarias e foi lançada na semana passada nas cidades de Ilhabela e São Sebastião. A ideia é oferecer subsídios para estudos e discussões sobre a temática. 

O livro foi organizado por Paulo Stanich Neto, com prefácio do professor Antônio Carlos Diegues. Sete autores compõem o produto final: Andrew Toshio Hayama, Irene Patrícia Nohara, Maria Luiza Grabner, Maria Rezende Capucci, Paulo Stanich Neto, Paulo Thadeu Gomes da Silva e Ricardo de Castro Nascimento. 

Cada um dos sete artigos apresentados, aborda com profundidade essa temática que até então não era objeto de análises mais criteriosas pelos juristas do país.

O juiz federal Ricardo de Castro Nascimento, que participa da obra com um artigo sobre a previdência caiçara, esteve na noite de autógrafos em São Sebastião e destacou a importância desse trabalho. 

Segundo ele, que atua na região, esse livro pioneiro vai dar um suporte importante para as futuras discussões e decisões que envolvem os direitos dos caiçaras.

“Ele é o primeiro a abordar esse tema e mostra os principais tópicos dos direitos do caiçara, que antes não existiam. O caiçara nunca teve seus direitos definidos, então esta foi uma oportunidade de aprofundarmos tais discussões e apontar quais são esses direitos”, comentou.

Segundo ele, as comunidades caiçaras são grupos diferenciados, que requerem uma visão específica e diferenciada da área jurídica, para que seus direitos sejam garantidos e a preservação dessa cultura também.

570918 direito-das-comunidades-tradicionais-caicaras-715215 l1 635888836603772000

Conforme explicou Nascimento, a ideia do livro surgiu pelo organizador, Paulo Sanich Neto, que fez o convite aos demais autores. Ele considera as pessoas com mais propriedade para tratar dos temas foram reunidas na obra. 

O juiz ainda destaca que, apesar de ser direcionado à comunidade jurídica, um dos cuidados tomados no trabalho foi com a linguagem. A proposta foi não escrever um livro no “juridiquês”, mas sim, de uma forma acessível, a fim de ser de fácil entendimento por todos os interessados no tema.

Entre os assuntos abordados, estão: o direito à educação diferenciada das comunidades caiçaras, a questão fundiária, os conflitos nas unidades tradicionais, entre outros. 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.