Caraguá 162 anos

Caraguá comemora 162 anos de emancipação politico administrativa

Tamoios News
Caraguá, foi quem mais recebeu repasses do estado. Foto: Cláudio Gomes-PMC

Caraguatatuba completa neste sábado(20), 162 anos de emancipação político administrativa.

O nome Caraguatatuba é um vocábulo indígena que significa “lugar de muitos caraguatás”. De origem tupi, caraguatá se refere à planta da família das bromélias.

A cidade com cerca de 130 mil habitantes é a mais populosa da região. Sua economia é baseada no turismo e no comércio.

Caraguá, como a cidade é carinhosamente conhecida, é considerada ainda o centro comercial, o principal polo educacional e cultural e a porta de entrada da região.

A cidade é administrada pelo prefeito Aguilar Júnior. Segundo ele, Caraguá é uma cidade que cresce a cada dia, que oferece muita oportunidade para todos e que tem um povo do bem.

Prefeito

O prefeito conta que tem investido muito em obras de drenagem, saneamento básico, regularização fundiária, melhoria dos bairros, saúde, educação e no social.

Prefeito Aguilar Júnior: investimentos priorizando a saúde, educação, saneamento básico, drenagens e regularização, entre outros

“Nunca se investiu tanto em obras de drenagem, estamos tratando de uma questão, que em outras gestões nunca foi priorizada. A drenagem é fundamental para acabar com as enchentes e alagamentos nos bairros”, comentou.

Sobre os investimentos em saneamento básico, Aguilar Junior destaca que os investimentos nessa área ficaram muito tempo abandonados e que após muita dedicação conseguiu retomar esses investimentos.

“Tudo indica que em seis anos conseguiremos os principais investimentos. Já iniciamos o saneamento básico no Jardim Gaivotas, reivindicado há muitos anos e ainda no Jardim Adalgiza, na região da Cocanha e no Jardim Califórnia. Com relação á água, investimentos na região sul”, detalhou.

A segurança pública, segundo ele, é o principal problema do município. “Segurança pública é um dever do estado, mas, mesmo assim, temos investido muito nessa área. “Somos parceiros do estado, temos investido em câmeras de monitoramento e, logo, teremos a nossa guarda municipal”, finalizou.

Veja a entrevista concedida pelo prefeito Aguilar Júnior sobre os 162 anos de Caraguá:

Agenda

Neste sábado(20), dia da emancipação político-administrativa, 20 de abril, a programação será iniciada com hasteamento da bandeira às 8h30, na Praça do Caiçara. Na sequência, será aberta a exposição “Heranças”. Às 10h30 a prefeitura inaugurará o Centro de Referência da Saúde da Mulher, no bairro do Sumaré. Logo depois, às 14h, será entregue a ampliação da UBS do Morro do Algodão, que foi totalmente reformada.

 

Às 15h será a vez da disputa da final do Torneio Aniversário da Cidade com jogos no campo do Centro Esportivo Municipal. Por fim, a partir das 15h30 será realizada a inauguração do CEI/EMEI Barranco Alto para atender 92 crianças. Ás 22 horas, haverá um show com o cantor Daniel, na Praça da Cultura.

Programação:

20/04 (Sábado)

8h – Hasteamento da Bandeira (MACC)

9h – Abertura da Exposição “Heranças” (MACC)

10h30 – Inauguração do Centro de Referência da Saúde da Mulher (Sumaré)

14h – Entrega da Ampliação da UBS do Morro do Algodão

15h – Final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo

15h30 – Inauguração do CEI/EMEI Barranco Alto

22h00- Show com Daniel na Praça da Cultura

Dia 20 e 21 de abril (sábado e domingo)

Festival Auracy Mansano de Voo Livre (Pista de pouso)

22/04 (Segunda-feira)

19h30 – Missa de Aniversário da Cidade (Paróquia Santo Antônio)

27/04 (Sábado)

9h30 – Entrega de Títulos de Regularização Jorgin Mar (Perequê-Mirim)

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.