Caraguatatuba Carnaval 2019

Caraguá tem neste domingo apresentação dos blocos do Urso e Devotos da Cheirosa

Tamoios News

Bloco do Urso

Ele surgiu em 2003, primeiro como Bloco da Integração, mas depois se transformou no tradicional Bloco do Urso, que embala os domingos de Carnaval de Caraguatatuba. Mais que só folia, a agremiação traz como seu lema a ajuda solidária, com donativos ou recursos doados para entidades carentes. O bloco do Urso se concentra às 18 horas e desfila às 20 horas. A concentração do bloco que até o ano passado ocorria no Bar do Hélio, neste ano será no Quiosque Guaruçá, na avenida da praia.

O radialista Ricardo Mazzei lembra do surgimento do bloco, tendo ele como um dos fundadores. “Na primeira versão, o mascote já era o urso e tínhamos o amigo mais velho da turma com apelido de Urso Branco. Por três anos a gente se reunia e falava em montar um bloco e não saía, mas, um ano resolvemos que ele ia pra rua e nunca mais paramos”.

Ele lembra que no primeiro ano o desfile foi debaixo de uma chuva que Deus mandava e mesmo assim reuniu mais de 100 pessoas. Inicialmente, a concentração era próximo da quadra esportiva da Avenida da Praia e, nos anos seguintes, passou a sair do Sumaré. 

“Já desde as primeiras edições a gente pedia para os participantes doarem leite em pó para a Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba e fraldas geriátricas. Como não atingia o que esperávamos, no terceiro ano passamos a cobrar pelo abadá e fazer a doação diretamente para as instituições”.

Hoje, o Bloco do Urso sai com cerca de 300 pessoas, com a bateria do Mestre Leandro e 40 componentes. O samba ficará por conta de Edvaldo Novaes.

A estimativa dos organizadores é arrecadar em torno de R$ 20 mil que depois são usados para aquisição de cadeira de roda, andador, muleta, fralda, entre outros produtos que são doados a instituições.

Uma das características do Bloco do Urso é a festa grandiosa que é feita após o desfile, sempre em um salão fechado. O abadá custa R$ 160, mas com direito a bebidas com cerveja, vinho, uísque, vodka, água, refrigerante, água de coco, queijos, salgados, hot dog, lanche de pernil, pães de metro, pães de batata, sorvete, mini churros e muito mais.

 

Devotos da Cheirosa

 

 O bloco Devotos da Cheirosa é um dos mais tradicionais da região sul de Caraguá. O bloco surgiu em 2000, quando um dos moradores do Massaguaçu, chegou com uma bebida, característica do bairro, para servir aos amigos.

Feita com uma combinação de aguardente e capim cidreira, tem um aroma diferenciado. Essa mistura originou o nome do bloco. Os Devotos da Cheirosa animam e divertem o público com marchinhas cantadas ao vivo. A festa é realizada na avenida do bairro Massaguaçu. O bloco é formado por moradores, tradicionais caiçaras, veranistas e turistas.

21h – BLOCO DEVOTOS DA CHEIROSA

Saída do Trevo da Avenida Maria Carlota  – Massaguaçu

Adquira seu abadá na Avenida Maria Carlota,  111

Animação – MARA AMARAL

Chegada – Praça Santa Cruz – Massaguaçu

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.