Especial Ilhabela

A evolução de Ilhabela em 212 anos

Tamoios News

Por Danilo Peixoto

Neste domingo, 3 de Setembro, Ilhabela comemora 212 anos. O município que tem belas praias, cachoeiras e diversos pontos turísticos, evoluiu ao decorrer dos anos e, hoje, desfruta desse crescimento.

Em 1958 chegou a primeira balsa para fazer a travessia São Sebastião/Ilhabela. A inauguração oficial deu-se em 1º de janeiro, em pleno verão e contou com a presença de varias autoridades da cidade. A balsa FB-1 media 20 metros de comprimeto por 10 de largura. Cabiam apenas 5 carros e foi o primeiro transporte de veículos para a Ilha. Com isso cresceu o movimento e a visita de turistas.

Os jovens do arquipélago ficavam esperando os turistas no atracadouro, para ajudar carregar as malas e, assim, ganhar alguma gratificação.

Hoje, a travessia é administrada pela Dersa e conta com 7 embarcações, que fazem o transporte de aproximadamente 489 veículos por hora. Diariamente usam esse serviço , em média, 3,5 mil automóveis e caminhões, 510 motos, 5 mil pedestres e 580 bicicletas.

O empresário Alexandre Alves, 78, morador de Vargem Grande – SP, conhece a Ilha desde 1963. “Eu me apaixonei quando cheguei nesse paraíso. Sempre gostei de tranquilidade e a Ilha me proporcionava isso. As ruas eram de barro, não tinha muitos carros e eu até podia dormir na praia. Hoje está tudo diferente, a cidade cresceu, o número de pessoas subiu, mas o meu amor por esse lugar continua igual. Claro que prefiro como era antigamente, mas não tem como reclamar de como está agora”, disse Alves

Para Thiago Motta, 25, morador do bairro Portinho, Ilhabela era melhor antes do seu crescimento. “Tinhamos mais tranquilidade, a gente podia pescar numa boa, todo mundo se conhecia, passavam poucos carros na rua, mas os poucos que passavam davam carona, hoje já não é assim. Não podemos mais dormir com a janela aberta ou passar a noite em algum lugar. Já não temos a mesma segurança de antes”

No comércio local, o município vem sobrevivendo mesmo em meio a crise que o país enfrente. O presidente da Associação Comercial e Empresarial, Wilson Santos, considera que a receita vinda dos royalties trouxeram reflexos ao desenvolvimento da cidade.

“Nos últimos 5 anos tivemos um crescimento muito grande na Ilhabela, talvez em razão do royalties, e isso certamente contribuiu para a evolução do mercado local. O país passa por uma críse e não é diferente aqui, nós estamos na ponta da críse, e estamos sentindo isso por volta de 7 meses, enquanto o restante do Brasil, principalmente São Paulo já vem sofrendo há quase 2 anos. Apesar disso, estamos suportando. Nós temos aqui é um fenômeno no comércio varegista que é a grande quantidade de oferta e a diminuição de demanda, ou seja, a diminuição de consumidores e o aumento de estabelecimento, isso está criando um desequilíbrio nas contas dos comerciantes, mas trabalhando sério, vamos conseguir superar isso” disse, Santos.

O munícipio tem sido destaque nas mídias o que tem levado o nome da cidade para grande parte do território nacional e até mesmo internacional. Um exemplo recente foi Ilhabela ser escolhida como palco do Miss Brasil 2017, que aconteceu pela primeira vez fora de uma capital. Em 2016, a escola de samba de São Paulo, Vila Maria, levou para o sambodrômo o nome da cidade com o enredo “A Vila famosa é mais bela, Ilhabela da fantasia”. Além de ser procurada para a gravação de novelas e filmes.

A programação de aniversário conta com diversas atrações, incluindo jogos, shows com bandas locais, desfile Cívico, Militar e Estudantil e show com grandes nomes da música brasileira. Neste sábado (2) quem se apresenta no palco do Campo do Galera, na Água Branca é a banda Skank, que sobe ao palco às 21h. No Domingo (3) é a vez da cantora Paula Fernades que fará o show no mesmo horário e local.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.