Ilhabela Turismo

Ilha e a lenda de ter uma cachoeira para cada dia do ano

Tamoios News
Fotos: Luciano Santos

A proximidade com a natureza atrai os visitantes

 

Por Danilo Peixoto

Além de ser conhecida por suas charmosas e exuberantes praias, a paradisíaca Ilhabela, também é famosa por suas lindas cachoeiras. Diz a lenda que o arquipélago conta com 365, uma para cada dia do ano. Mas de acordo com o Parque Estadual de Ilhabela, não há nada oficial que comprove a existência desse número.

Acredita-se que a denominação “cachoeira” vem de um vocábulo local, usado para retratar tanto grandes quedas d’água quanto pequenas corredeiras.

Os turistas que visitam a Ilha ou até mesmo os moradores que buscam se refrescar, contam com muitas opções. A cachoeira da Água Branca é uma das mais bonitas da cidade, localizada dentro do Parque Municipal, ela pode ser vista da balsa em dias com maior fluxo de água.

Cachoeira da Água branca

No extremo sul do município, cercada pela Mata Atântica, está a cachoeira da Laje que é considerada um dos melhores pontos para banho. Para ter acesso é necessário fazer uma caminhada de 40 minutos em média, mas que vale a pena ao chegar no local e se deparar com tamanha beleza.

Com uma linda vista para o canal de São Sebastião, a cachoeira do Paquetá, situada no Bairro Bexiga, proporciona uma das mais belas paisagens de Ilhabela, rendendo ótimas fotos aos visitantes. O acesso é feito por meio de uma trilha, com duração de aproximadamente 30 minutos.

O turista Bruno Pontes, 26, morador de São Paulo esteve no Paquetá no começo deste ano e contou como foi a experiência “É linda, de fácil acesso, a cachoeira é limpinha e conta com três quedas perfeitas”, finalizou.

Além dessas, os visitantes também podem incluir nos seus roteiros as cachoeiras do Bananal, Veloso e Toca, que oferecem um contato muito próximo com a natureza e muita diversão.

 

Cachoeira do Veloso, localizada ao sul da Ilha

As cachoeiras são um atrativo para as pessoas que querem sair da correria do dia-a-dia e estão procurando um lugar para relaxar. Nos finais de semana e feriados prolongados, o número de visitantes nesses pontos tendem a aumentar. Todos em busca do mesmo objetivo: Paz e tranquilidade.

 

1 Comentário

  • A matéria não aborda o assunto do título. Quantas cachoeiras? Nem faz menção a pesquisas sérias feitas nos últimos anos, como por exemplo a publicada pelo Marcio Bortolusso no guia Viagens Ecológicas.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.