Turismo Ubatuba

Turistas reivindicam melhorias na calçada da orla da Praia do Cruzeiro

Tamoios News
Fotos: Raell Nunes

Prefeitura diz que o objetivo é que as obras de manutenção sejam feitas ainda neste semestre

Por Raell Nunes

A calçada da orla da Praia do Cruzeiro é composta por um mosaico de pedras que formam desenhos de peixe, representando um dos símbolos caiçaras. Porém, a situação localidade levanta críticas de visitantes pelas condições adversas da estrutura.

O mosaico de pequenas pedras está comprometido e, durante cerca de 300 metros, está com vários buracos cheios de areia – circunstância que pode causar acidente. Em algumas partes há um preenchimento de cimento, algo que não combina com o cenário.

A Praia do Cruzeiro é famosa e muito visitada por turistas, pois a região é cercada por comércios e tem constante movimentação de pessoas.

Os visitantes, quase sempre acompanhados de suas famílias, fazem um passeio pela orla, com a finalidade de espairecer ou relaxar após uma refeição feita em algum restaurante nas imediações. Mas ao ver a conjuntura da calçada, desanimam e passam a reclamar.

Esse é o caso do turista Rodrigo Nazário, que passou o último final de semana em Ubatuba. “É uma cidade muito bonita, mas certas coisas desanimam. Minha filha de 12 anos quase tropeçou nesses buracos. A paisagem é bela, o problema é que a estrutura precisa de melhorias”, diz.

Moradores e turistas que fazem caminhada podem sofrer acidentes

A calçada encontra-se desta maneira desde março deste ano, quando fortes chuvas atingiram o Litoral Norte, provocando acidentes e fazendo alguns estragos na coisa pública e privada. À época, Ubatuba declarou estado de emergência.

Porém, o visitante Carlos Gianetti diz acreditar que a problemática já deveria ser resolvida, visando a questão turística da cidade. “É um ponto de encontro de muitas pessoas, lugar para caminhar, namorar e fazer parte da história de alguém. Se está assim, é por incompetência”, fala.

Prefeitura

De acordo com a secretaria de Planejamento Urbano, o trecho da Praia do Cruzeiro que compreende a pista de skate até o farol fará parte do projeto de reurbanização da Avenida Ipeorig – 1ª fase.

Conforme a Prefeitura, o projeto inclui calçadas novas de acordo com as normas de acessibilidade previstas na NBR 9050/2015 – em que receberão  piso de concreto bamboleado (processo que permita nivelação total).

Prefeitura diz que manutenção já foi solicitada

A administração municipal diz que com relação ao trecho da calçada, que consta na foto, sabe-se que a manutenção já foi solicitada, porém, está sendo feito o levantamento para compra das pedras que compõem o mosaico, visto que é um material difícil de achar e um pouco mais caro que o convencional.

Relativo ao prazo, a Prefeitura informa que objetivo é que as obras de manutenção sejam feitas ainda neste semestre.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.