causa animal São Sebastião

Condomínios da Praia da Baleia continuam sofrendo invasão de gambás

Tamoios News
Foto: Divulgação. Até o momento, 116 comerciantes receberam os equipamentos que já estão em funcionamento nas praias de Maresias, Cambury, Juquehy e Baleia, Costa Sul da cidade.

A maioria das praias do Litoral Norte está acostumada a conviver, principalmente, nos feriados prolongados e temporada de verão, com uma invasão de turistas acima do normal. A Praia da Baleia, no entanto, vem sofrendo uma invasão diferente: de gambás

Por Salim Burihan

A praia da Baleia, na costa sul sebastianense, uma das mais badaladas do Litoral Norte, está desde o início deste ano, convivendo com a invasão de gambás.

Os animais estão invadindo áreas comuns dos condomínios, adentrando forros das casas, se alojando nas churrasqueiras, corroendo fiações e estruturas, rasgando sacos de lixo, comendo frutas, lixo e colocando em risco a saúde pública e a segurança dos moradores.

A praia da Baleia é uma das mais preservadas e valorizadas. São cerca de 2 quilômetros de praia onde estão instalados 35 condomínios, luxuosos, com casas de altíssimo padrão e superavaliadas.

A Praia da Baleia concentra quase todo o PIB paulistano. É a praia preferida dos milionários paulistas. A família Diniz tem casa lá. A praia tem o metro quadrado mais caro do Litoral Paulista.

Quem gosta de luxo, frequenta a Baleia. O mercado imobiliário local cresceu 70% nos últimos anos. As casas são vendidas a preços que superam R$ 15 milhões.

É um lugar para poucos e com muita segurança. Têm vigilantes 24 horas na praia; regras de comportamento a beira mar;  oito câmeras de monitoramento, inclusive na praia; com fiscalização por drones, que fiscalizam todo e qualquer tipo de irregularidades.

No verão de 2016 a Baleia ficou superfamosa ao instalar placas proibindo xixi e cocô na praia. Repercutiu muito essa iniciativa e ajudou a reduzir o número de banhistas que faziam xixi e até cocô na praia.

Controlar a presença dos gambás, no entanto, está difícil. Os condomínios localizados na praia da Baleia enfrentam desde o início do ano uma invasão de gambás.

Preocupada com a situação, a Sabaleia (Sociedade Amigos da Praia da Baleia), no início do ano, pediu ajuda à prefeitura de São Sebastião para combater a presença desses animais.

No ofício enviado à prefeitura, a associação informou que estaria havendo uma grande proliferação de gambás nos condomínios.

Segundo o ofício, os gambás estariam invadindo áreas comuns dos condomínios e colocando em risco a saúde pública e a segurança dos moradores.

A associação também, na época, solicitou apoio da Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião para combater o controle da espécie e evitar danos provocados pela invasão dos gambás.

Uma das funcionárias da associação, contou que os animais chegavam pela fiação. “Tem muita quantidade. São feios, fedidos  e,  tem gerado muito medo nos condôminos”, disse a funcionária, que trabalha no monitoramento da Sabaleia.

A situação parece que ainda não foi controlada, ou seja, os gambás continuam invadindo as casas e incomodando os moradores.

Na quinta (27), conversamos com Caroline, também do setor de segurança da Sabaleia. Ela disse que os animais continuam aparecendo nos condomínios.

Segundo ela, a polícia ambiental tem sido constantemente acionada para recolher os gambás que aparecem nas casas do condomínio.

Ambiental

O cabo Antônio Félix Pimenta, da Polícia Ambiental, confirmou que vem sendo recolhido bastante gambás nos condomínios da Praia da Baleia.

“Esses animais, que possuem hábito noturno, aparecem nos condomínios em busca de alimentos ou um lugar para procriar. Eles(os gambás), chegam pela fiação e se alojam em churrasqueiras e forros das casas”, contou.

Segundo Pimenta, os animais são recolhidos e entregues a Ong Animalia. A ong cuida deles e os reintroduzem nas áreas de mata.

Pimenta contou ainda que os gambás não atacam as pessoas, apenas reagem caso sejam importunados.

“Os animais, quando incomodados ou importunados, exalam um forte cheiro e urinam para se defender de um possível ataque”, explicou.

Segundo ele, a presença desses animais na Praia da Baleia deve-se as ocupações indevidas nas áreas da mata e a falta de alimento. Os gambás procuram a região urbana para se alimentar ou procriar.

Saruê

A espécie que tem invadido os condomínios e gerado muita apreensão nos condôminos é conhecida como “saruê”, cientificamente chamado de Didelphis Aurita.

Os saruês podem estar “invadindo” a praia da Baleia devido a possível intervenção em seu habitat, como desmatamentos e realização de obras.

A Sabaleia agiu corretamente ao acionar a prefeitura de São Sebastião para tentar controlar a invasão dos gambás. O resgate ou captura deles, só deve ser solicitada às autoridades, quando o animal entrar na residência, esteja ferido ou apresentando risco para alguém. Prendê-los, maltratá-los ou mata-los é crime passível de multa e prisão, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais, nº 9605/98.

O saruê, da família dos marsupiais, não é domesticável e pode morder as pessoas, caso se sinta ameaçado. Uma de suas principais características é uma glândula na região do ânus que libera um odor muito desagradável quando se sente ameaçado.

O saruê não é considerado um animal perigoso, mas pode transmitir várias zoonoses para o ser humano. Essa é a maior preocupação dos condôminos da Praia da Baleia.

Os saruês têm hábitos noturnos e se alimentam de frutas, raízes, vermes, larvas insetos, lagartos e aves.  Podem ser encontrados na floresta e nos centros urbanos, principalmente nos forros, telhados e porões das casas.

Segundo especialistas, a espécie mais comum em nossa região é o gambá de orelha preta, mais acostumada em conviver com o ser humano.

A pelagem deste saruê é rala, com pelos longos; sua cauda é pelada, porém muito forte(usa a cauda para se pendurar nos fios e árvores); seu focinho é grande e seu olfato é bem aguçado.

Podem atingir até 90 centímetros de cumprimento e pesar até 1,6 quilos. O saruê apresenta duas camadas de pelos, uma interna de coloração ferrugínea; e uma externa, com pelos de cor preta ou cinza.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.