causa animal São Sebastião

Veja as fotos da soltura de pinguins em São Sebastião

Tamoios News

Confira as imagens da soltura de pinguins que foram resgatados e tratados durante as atividades do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Instituto Argonauta fez a soltura dos animais na manhã desta quarta(19). Seis pinguins de Magalhães (Spheniscus magellanicus) que passaram por tratamento no Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD), em Ubatuba,foram solotos no mar.

Para formar o grupo a ser solto, três indivíduos foram encaminhados pelo Instituto Gremar do Guarujá, um do Instituto de Pesquisas Cananéia (IPEC) e dois pinguins foram resgatados pelo Instituto Argonauta.

Todas essas instituições executam o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental das atividades da Petrobras no Polo Pré-sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama e coordenada pela Univali.

Depois do período de recuperação nos Centros de Reabilitação, em Cananéia, no Guarujá e em Ubatuba, as aves já se encontram reabilitadas e devem ser liberadas na natureza nos próximos dias.

Pinguim com chip será monitorado pelo INPE

“É importante ter as condições climáticas ideais para realizar a soltura dessas aves em alto mar, para que elas possam fazer a viagem de volta a seu habitat, na Patagônia Argentina – de onde migram anualmente, trazidas pelas correntes marítimas em busca de alimento”, afirmou o presidente do Instituto Argonauta, o oceanógrafo Hugo Gallo.

A soltura depende das condições do mar e o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) colabora com a ação, ajudando a posicionar o melhor local de soltura de acordo com as imagens de satélite, que mostram a posição da corrente do Brasil onde os pinguins serão soltos com maiores chances de deslocamento para o Sul.

Para obter informações após a soltura, em tempo real de rota e destino desses animais, o Instituto Argonauta instala um transmissor via satélite no dorso de um deles, operado por meio do Sistema Argos. A metodologia de fixação por colagem, do transmissor, foi desenvolvida em parceria com o Aquário de Ubatuba.

Todos os testes de fixação por colagem do transmissor foram realizados com êxito no Pinguinário do Aquário. O Instituto Argonauta reabilita pinguins desde sua criação, em 1998. A equipe do Instituto Argonauta orienta que ao encontrar um animal marinho debilitado, o ideal é não se aproximar, pois, dependendo da espécie, o mesmo pode se tornar agressivo caso se sinta ameaçado.

Para ajudar nesse trabalho de encalhes de aves, mamíferos ou tartarugas marinhas ligue para o PMP-BS 0800-6423341 ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12)3833-4863 // (12)3834-1382 (Aquário de Ubatuba) // (12) 38335753 (12) 99705-6506 – WhatsApp.

Sobre o Instituto Argonauta O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 1998 pela diretoria do Aquário de Ubatuba e atua em projetos de resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, além de executar o Projeto de Monitoramento de Praias (PMPBS) no litoral Norte de São Paulo. Conheça nosso trabalho www.institutoargonauta.org www.facebook.com/InstitutoArgonauta/

Sobre o PMP-BS O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é coordenado pela Univali, e executado pelo Instituto Argonauta na região do litoral Norte paulista.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.