causa animal São Sebastião

São Sebastião: Tartaruga aparece morta em Juquehy

Tamoios News

Uma tartaruga jovem, da espécie Oliva, foi encontrada morta na praia de Juquehy, no final da tarde de terça(18). A tartaruga apareceu boiando no mar e foi levada pela maré até a areia da praia.

Segundo o presidente do Instituto Argonauta, oceanógrafo Hugo Galo, a tartaruga já se encontrava em moderado estado de decomposição.

Foi recolhida pelo instituto para análise da possível causa de sua morte. Segundo Carla Beatriz Barbosa, do Argonauta, será difícil apurar a causa da morte devido ao adiantado estado de decomposição.

No início da semana, duas arraias foram encontradas mortas na areia da praia de Barequeçaba, possivelmente, devido a captura acidental.

Mais de 3 mil mortas

Nos últimos três anos mais de 3 mil tartarugas foram encontradas mortas na região, segundo o Instituto Argonauta.

Segundo Gallo, o levantamento foi feito pelo instituto, através do PMP(Projeto de Monitoramento das Praias), desenvolvido  há dois anos pela entidade, como contrapartida da exploração do pré sal, em nossa região, pela Petrobrás.

O instituto monitora as praias, diariamente, na busca de tartarugas e outros animais marinhos, mortos, doentes ou trazidos pela maré. Cerca de 80 pessoas atuam nesse monitoramento, que ocorre em praias de Ubatuba, Caraguá, São Sebastião e Ilhabela.

Segundo Gallo, 50% das tartarugas foram mortas devido à ação do homem, 25%  na captura acidental (captura de tartaruga nas redes de pesca) e 25% mortas pelo  lixo que é lançado ao mar ou deixado nas praias.

É importante destacar que os animais marinhos confundem o plástico com alimentos e ao ingerirem esses materiais, podem chegar à morte.

“Podemos garantir, que 10% delas morreram por atropelamento de embarcações. O restante (40%) das mortes,  ocorreu devido a doença ou causas naturais”, detalhou.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.