Chuvas Ilhabela

Ilhabela: IG vai vistoriar Morro dos Mineiros, Itaquanduba, Coroa do Camarão e Canta Galo

Em decorrência das fortes chuvas que atingiram a ilha, a Prefeitura local solicitou a vistoria de técnicos do IG(Instituto Geológico) em quatro bairros da cidade.

Segundo informou a prefeitura, os técnicos do IG foram acionados  para verificação das condições geológicas das comunidades.

Ilhabela tem doze áreas consideradas de risco onde vivem cerca de 10 mil pessoas. Algumas dessas áreas, como o Morro dos Mineiros, estão no processo de regularização fundiária iniciada pela prefeitura local. .

De acordo com o relatório elaborado na segunda(11) pela Defesa Civil ocorreram dez quedas de árvores e rolamento de duas pedras. O índice de chuva na cidade atingiu 134 milímetros na segunda(11).

O prefeito decidiu pedir ao IG, ligado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, para realizar vistorias em alguns locais afetados pela chuva.

Segundo a prefeitura, serão vistoriados pelo IG vistoriará os bairros Morro dos Mineiros, Itaquanduba, Coroa do Camarão e Canta Galo.

Desde 2004 o IG vem elaborando o mapeamento de áreas de risco no Litoral Norte. O mapeamento de áreas de risco a escorregamentos e inundações é um dos instrumentos adequados e eficazes para a elaboração de políticas urbanas de prevenção de riscos.

Em fevereiro do ano passado, técnicos do IG estiveram na cidade, em fevereiro, logo após fortes chuvas ocorridas na ilha.

Técnicos do IG durante vistoria efetuada em fevereiro de 2018

Em Ilhabela foram vistoriados 13 pontos, nos bairros do Morro do Cantagalo, Itaquanduba (Morro dos Mineiros), Água Branca e Cambaquara com a interdição de oito moradias.

Os principais processos perigosos observados foram escorregamentos planares de solo e material de aterro, rastejo de solo, enxurradas, queda e rolamento de blocos e erosão acelerada.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.