Cidades São Sebastião

A incrível história do resgate de um macaco em alto mar por guarda-vidas de São Sebastião

Tamoios News

O GBmar(Grupamento de Bombeiros Marítimos) do Litoral Norte fez um resgate inédito na região. Dois guarda-vidas resgatam em alto mar um macaco da espécie Bugio. O resgate ocorreu na Praia da Juréia, que fica a 64 quilômetros do centro de São Sebastião. Não se tem ideia de como o macaco foi parar em alto mar

Por Salim Burihan

Um macaco juvenil, da espécie bugio, foi resgatado, no último dia 12, em alto mar, por guarda-vidas do GBmar(Grupamento de Bombeiros Marítimos) de São Sebastião.

O resgate inusitado foi feito pelos guarda-vidas Carlos Wirthman e Breno Martins, que atuam na praia da Juréia, na costa sul sebastianense.

Resgate inédito ocorreu na Praia da Juréia, na costa sul sebastianense

Os guarda-vidas estavam na praia, no posto da unidade, quando foram ao mar para tentar salvar uma tartaruga que estava boiando.

Encontraram apenas o casco. Retornaram ao posto, tristes. Algum tempo depois, por volta de uma 11 horas da manhã, viram algo boiando a  cerca de 100 metros da praia.

Ainda tristes com a localização da tartaruga morta, talvez, por ter ingerido um plástico, um dos salva-vidas decidiu entrar na água para retirar o plástico.

Inicialmente, pensaram se tratar de um saco de lixo ou pedaço de galho boiando na água, mas quando se aproximaram, tiveram uma grande surpresa, tratava-se de um macaco.

Carlos e Breno com o macaco salvo em alto mar

Os guarda-vidas retiraram o animal do mar colocando-o em uma prancha de salvamento. O macaco estava bastante debilitado, assustado e apresentava sinais de afogamento.

O animal estava em grau 2 de afogamento, pois apresentava espuma na boca. O grau de afogamento varia de 1 a 6 graus.

O animal foi levado em direção à praia. O macaco não apresentava ferimentos, mas ainda estava muito assustado. Os guarda-vidas deram um banho nele para tirar o sal e a areia e forneceram água.

“Ligamos para a Polícia Ambiental para saber o que fazer com o animal. Fomos orientados a soltá-lo na mata da Juréia. Foi o que fizemos”, contou Carlos.

Carlos disse que há tantos anos trabalhando como guarda vidas, este teria sido o primeiro salvamento em alto mar de um animal silvestre.

Carlos e Breno resgataram e salvaram a vida do bugio

“Foi uma experiência única, incrível, o mesmo encontrava-se muito debilitado devido a exaustão, aparentava sinais de afogamento”, contou.

O guarda-vidas não tem a mínima ideia de como o macaco foi parar em alto mar. “ De longe parecia um saco plástico ou um pedaço de galho”, disse.

Os bugios, que são conhecidos popularmente por guaribas, barbudo e macaco roncador, apresentam a pelagem em diferentes colorações, que variam do marrom escuro ao ruivo. A espécie é muito comum na mata atlântica e no Litoral Norte.