Cidades Ilhabela

Ação do Instituto Limpa Brasil recolheu 77 Kg de resíduos no Perequê, em Ilhabela

Tamoios News

O calendário de atividades voluntárias em prol do meio ambiente promovidas pelo Instituto Limpa Brasil – Let’s do It! para o ano de 2020 foi lançado oficialmente na última sexta-feira, 03 de janeiro, em Ilhabela.

Lá, o primeiro mutirão de limpeza #EuCuidodoMeuQuadrado do ano foi realizado na Praia do Perequê com participação de 40 voluntários. Juntos, recolheram das areias e do mar cerca de 49.550 Kg de recicláveis, 3.412 bitucas de cigarro e 27.980 Kg de rejeitos. Além da coleta de resíduos, a programação incluiu a triagem e qualificação de cada item já no local – o que facilitou a destinação correta do lixo.

“Coletamos todo esse volume em apenas duas horas. O que mais surpreendeu é a quantidade de material reciclado e de bitucas descartadas de forma inadequada, já que a praia conta com locais próprios para estes descartes”, afirma Edilainne Muniz, coordenadora do Limpa Brasil.

O #EuCuidodoMeuQuadrado é uma campanha do Instituto Limpa Brasil realizada ao longo do ano em todo território nacional que coordena ações voluntárias locais para a zeladoria de nossas cidades, parques, praias, praças, rios e ruas. Edilainne enfatiza que se cada um “cuidar do seu quadrado” teremos um país, limpo com mais preservação dos espaços públicos, meio ambiente e de todas as espécies que aqui habitam, inclusive do homem.

Em Ilhabela, a iniciativa foi articulada em parceria com a indústria EICA e com apoio do Governo do Estado de São Paulo e da ARTEX. Também teve como parceiros a Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela, da Poiato Recicla, do Portal Ilhabela, Revela, Flow Sustentável, Shelomon Comunicação e Fruchá da Ilha. Todas as ações do Limpa Brasil tem o apoio da Gooders, startup de engajamento social que oferece recompensas e fomenta negócios de impacto. A parceria emite um certificado de voluntariado de 05 horas para atividades complementares e cada participante ganha moedas Gooders que valem como desconto em lojas parceiras.

O mutirão também marcou o início dos trabalhos do Limpa Brasil para 2020. O Instituto responsável pela execução brasileira do maior movimento de mobilização mundial em defesa do descarte adequado de resíduos, o Let’s do it! – que, somente em 2019, atraiu mais de 20 milhões de voluntários em ações de limpeza em mais de 180 países e territórios. No Brasil, a iniciativa reuniu 325 mil voluntários que retiraram cerca de 6 mil toneladas de lixos em 1.200 cidades do país.