Caraguatatuba Cidades

Aguilar Júnior cobra efetivo maior da PM na temporada de verão 2019/2020

Tamoios News

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior, já está tomando as medidas necessárias para garantir uma temporada mais segura e tranquila aos moradores e turistas.

Um dos setores que mais preocupa o prefeito é a questão da segurança. Aguilar Júnior disse que já conversou com a polícia Militar solicitando um efetivo maior para a cidade na temporada. A prefeitura irá arcar com o alojamento e alimentação do efetivo que será destinado à cidade no verão.

Foram contratados guarda vidas para as praias e a coleta de lixo será reforçada ao longo da temporada.

Outro preocupação é com relação as estradas. Aguilar Júnior esteve reunido com o superintendente do DER para cobrar dele um operação Verão nas estradas de acesso e que cortam o litoral norte.

“Pedimos que não ocorram interdições na serra pois isso prejudica e muito o turismo na cidade e região”, afirmou o prefeito.

O prefeito disse que irá cobrar melhorias na rodovia Rio-Santos e, também, que a polícia rodoviária libere o uso de acostamentos para que os caminhões de lixo possam ter mais agilidade na coleta.

Com relação ao abastecimento de água e energia, Aguilar Júnior disse que está tranquilo. Sabesp e EDP elaboraram um plano especial para atender a demanda da cidade nos períodos de pico, que vai de 22 de dezembro ao dia 5 de janeiro.

Aguilar Júnior disse que a presença do turista gera renda e emprego e que a prefeitura tem investido na capacitação da sua mão de obra para que os moradores possam estar capacitados para ocuparem as vagas que vão surgir no verão.

Reunião

Secretários e representantes de diversas pastas se reuniram nesta quinta-feira (07) para discutir ações públicas que serão desenvolvidas durante a temporada de verão 2019/2020 em Caraguatatuba.

Secretários de Caraguá avaliaram as prioridades do verão

O objetivo foi reforçar as estratégias de cada setor para que este período, que deve reunir mais de 1 milhão de pessoas na cidade, seja bom para moradores e para os turistas.

A pedido do prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, os representantes das secretarias de Turismo, Urbanismo, Comunicação Social, Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Fazenda e Saúde estruturam medidas relacionadas a quesitos como som alto, camping selvagem, animal na praia, terrenos sujos, ambulantes, ônibus/vans, ocupação de mesas e cadeiras nas praias, passeios públicos, fluxo, atividades náuticas, entre outros.

“A nós caberá a fiscalização de ambulantes irregulares, venda de produtos proibidos como qualquer tipo de bebida alcoólica”, explica o secretário da Fazenda Ricardo Romera.

A fiscalização de alimentos sem a devida autorização, terrenos sujos que possam trazer doenças está a cargo da Vigilância Sanitária, conforme explica o secretário de Saúde Amauri Toledo.

Autorizações para a entrada e circulação de ônibus e vans de turismo estão com a Secretaria de Mobilidade Urbana, assim como a fiscalização para melhor fluidez do trânsito, respeito ao pedestre e ciclistas, entre outras ações, de adoro com o secretário-adjunto Hugo Leonardo.

Já atividades náuticas na areia, som alto, animais na praiaocupação de espaços na praia e passeio estão sob a tutela do secretário Wilber Cardozo, do Urbanismo.

Na avaliação do secretário de Turismo Cristian Bota, a integração de todas as secretarias é de fundamental importância para o sucesso dessa temporada que prevê, ainda, eventos na Praça da Cultura (Centro), Praça de Eventos (Porto Novo) e outros bairros. A programação completa deve ser divulgada em breve.