Cidades Ubatuba

Aquário de Ubatuba completa 24 anos nesta sexta(14)

Tamoios News
Divulgação

O Aquário de Ubatuba comemora nesta sexta-feira(14), 24 anos de existência. O aquário é um do locais mais visitados de Ubatuba.

Estruturado em quatro pilares: educação, recreação, pesquisa e conservação, o Aquário de Ubatuba foi fundado em 14 de fevereiro de 1996, pelo oceanógrafo Hugo Gallo Neto, com objetivo de atuar na conservação do ambiente marinho através da educação ambiental e de pesquisas. Seu circuito e sua diversidade de espécies proporcionam aos visitantes, enquanto relaxam em um passeio, aprender e começar a valorizar e respeitar a biodiversidade aquática e marinha.

Reconhecido como um dos melhores aquários da América do Sul e do Brasil pelo site Trip Advisor e considerado uma das melhores opções de lazer educativo no litoral de São Paulo, aplica o conceito de edutainment (do inglês, fusão das palavras education=educação + entertainment=entretenimento), permitindo aos visitantes, ao mesmo tempo em que se descontraem em uma “imersão” nas águas dos rios e mares, aprendam a valorizar a biodiversidade aquática e marinha em um percurso auto didático de visitação que representa os mais variados ecossistemas do Brasil e do mundo.

Para comemorar a data, o morador de Ubatuba que visitar o aquário nesta sexta-feira, e trouxer 1 Kg de alimento não perecível (por pessoa), terá sua entrada gratuita. É necessário trazer documento que comprove a residência na cidade, como título de eleitor ou outro documento atual emitido em Ubatuba.

O Aquário conta um circuito de visitação composto por 20 recintos com mais de 410 animais e cerca de 110 espécies diferentes. Possui um Pinguinário que abriga animais da espécie Spheniscus magellanicus, conhecidos como Pinguins-de-Magalhães, resgatados nas praias da região, onde as crianças podem ter a chance de participar da alimentação interativa. Há também uma galeria de água doce e salobra com 24 mil litros, que representa o igapó e o manguezal, abrigando variadas espécies.

Tanque do costão rochoso, uma das atrações do local

Oferece programações educativas, principalmente para as crianças que participam de atividades recreativas que estimulam o aprendizado e a criatividade. Atende ainda, sem nenhum subsídio, crianças de escolas públicas de Ubatuba gratuitamente, mediante a capacitação dos professores.

Justamente por todo trabalho realizado de educação ambiental, de pesquisa e conservação das espécies, que o Aquário de Ubatuba foi reconhecido  pela Wild Welfare Worldwide (uma das mais respeitadas instituições que visam o bem-estar animal no mundo), para receber o certificado de Bem-Estar animal emitido pela instituição.

Para completar o passeio, os amantes de comes e bebes podem aproveitar o Aquabar, que possui petiscos e drinques com vista privilegiada para a Praia do Itaguá. O bar é próximo à entrada do Museu da Vida Marinha, grande atração para quem gosta de histórias e interatividade. Ao fim, os visitantes passam pela Aqualoja, com diversas opções de produtos na linha sustentável.