Cidades São Paulo

Assembleia Legislativa realiza primeira sessão plenária via internet em sua história

Por meio de um aplicativo, parlamentares fizeram uma simulação para adotarem o novo sistema

Na noite de hoje (24), os 94 deputados estaduais que compõem a Assembleia Legislativa realizaram a primeira sessão plenária via internet da história da casa. O primeiro encontro virtual foi para que todos fizessem uma simulação de como as votações serão feitas a partir de agora e se familiarizassem com o sistema.

“O teste foi um sucesso, começamos a tarde realizando a reunião do colégio de líderes que acontece toda terça-feira na Alesp, 48 deputados participaram dessa chamada virtual, mas apenas os líderes partidários puderam falar. Eu, por exemplo, assisti o colegiado para entender como funciona e os próximos passos que vamos tomar”, contou o deputado estadual Paulo Corrêa Jr., vice-líder do Democratas no legislativo paulista.

A simulação feita horas mais tarde, após o colégio de líderes, com todos os deputados também teve avaliação positiva. Com isso, será feito um ato normativo autorizando e legitimando as sessões e comissões virtuais.

Neste primeiro momento a prioridade é que sejam votados os três Projetos de Decretos Legislativos (PDL) de calamidade pública que tratam do Estado, de São Paulo capital e dos demais 644 municípios. A princípio, apenas projetos que tratem sobre o COVID-19 serão votados na Assembleia.

“Além disso, o presidente Cauê Macris sugeriu que seis deputados formem uma comissão para fiscalizar e acompanhar os gastos do Estado, pois com os decretos de calamidade pública, muitos recursos são remanejados, então é prudente que fiscalizemos isso de perto”, concluiu o parlamentar.

 

error: Alerta: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: