Cidades Ilhabela

Câmeras vão checar entrada e saída de carros e turistas em Ilhabela

Tamoios News
Foto: Divulgação

A Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela fez uma parceria com a policial militar da cidade para reforçar ainda mais a segurança na Ilha.

A associação comercial investiu cerca de R$ 15 mil para instalar seis câmeras de monitoramento no terminal de chegada da balsa. O equipamento foi adquirido junto a empresa LBS, de Ilhabela.

Segundo o presidente da associação, Rafael Oliveira, o equipamento foi adquirido pela entidade e  alguns empresários locais e doado para a Policia Militar.

O monitoramento das câmeras, que será feito pela PM, em sua base junto ao terminal de embarque e desembarque de carros e pessoas, vai checar os veículos e quem chega pela travessia das balsas entre São Sebastião e Ilhabela.

Oliveira contou que tudo foi muito rápido. “Conversei sobre o assunto na quarta-feira passada e os equipamentos já foram instalados nesta segunda(20). O comandante da PM na Ilha, tenente Diniz, aceitou a nossa doação, que terá custo zero para a corporação”, contou Oliveira.

Oliveira afirmou que Ilhabela é uma cidade segura, mas o que tem preocupado ultimamente é o tráfico de drogas, que se crescer poderá trazer outros tipos de ocorrências mais graves na Ilha. “O equipamento irá aumentar ainda mais a segurança de moradores e turistas que frequentam a Ilha”, finalizou.

As câmeras possuem reconhecimento facial, que através do banco de dados da policia militar, poderão checar através das imagens as pessoas que possuem antecedentes criminais ou passagens pela polícia.

Através das placas dos carros, a PM poderá obter informações sobre a situação documental e procedência dos veículos que entram ou saem da Ilha.

Ilhabela é a cidade mais segura do Litoral Norte. S cidade que tem  cerca de 35 mil habitantes registrou apenas um homicídio em 2019, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

Ao longo de todo o ano passado, foram registrados na Ilha 23 roubos e 477 furtos, mas nenhum roubo de carro, a bancos ou de cargas.