Caraguatatuba Cidades

Caraguá distribui doses da vacina pentavalente a partir desta 5ª feira

Tamoios News

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, acaba de receber uma remessa de três mil doses da vacina pentavalente nesta terça-feira (14/01), repassadas pelo Governo do Estado.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) já serão reabastecidas e passarão a vacinar crianças de dois, quatro e seis meses a partir desta quinta-feira (16).

A Secretaria de Saúde informa que todas as crianças que estiverem com a vacina em atraso deverão comparecer à UBS de referência para colocá-la em dia.

O atraso e falta da vacina ocorreu por problemas na compra por parte do Governo Federal, que obtem a vacina via Fundo Estratégico da Organização Pan- Americana da Saúde (OPAS), uma vez que não existe laboratório produtor no país.

A vacina pentavalente garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo B, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

A pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma. O objetivo da imunização de crianças na faixa etária indicada é proteger as pessoas contra múltiplas doenças ao mesmo tempo.

Desde 2012, o Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, oferta a vacina na rotina do Calendário Nacional de Vacinação.