Chuvas Cidades

Caraguá foi a cidade mais castigada pelas chuvas de ontem

Tamoios News
Centro de Caraguá, alagado. Foto: Márcia Carvalho

A cidade de Caraguatatuba foi a mais atingida pelas fortes chuvas que atingiram a região na segunda-feira(3), 245 milímetros.  Segundo a Defesa Civil, o acumulado das últimas 72 horas em alguns pontos foi de 270 milímetros de chuva. O previsto para o mês todo é de 287 milímetros.

Em São Sebastião, segundo a Defesa Civil da cidade, choveu na segunda(3), cerca de 188 milímetros. O acumulado das últimas 72 horas, segundo a prefeitura é de 282 milímetros de chuva.

Em Ilhabela, segundo a prefeitura o acumulado das últimas 72 horas é de 144 milímetros. Em Ubatuba, de 75 milímetros. Essas duas cidades foram a menos atingidas pelas chuvas de ontem, segunda-feira(3).

Caraguá

Os bairros mais atingidos pelas chuvas em Caraguatatuba, nas últimas 72 horas foram: Tabatinga, 270.5; Fazenda Serramar, 237.9; Rio do Ouro, 200.2; Martin de Sá, 149.9; Indaiá, 143.9; Massaguaçu, 82.1; e, Porto Novo, 79.4.

Veja vídeo do Tabatinga, bairro mais afetado pelas chuvas de ontem:

Foto mostra ruas do centro de Caraguá alagadas na noite de segunda(3)

 

deslizamento ocorrido em bairros

Equipes da Prefeitura de Caraguatatuba de diversas secretarias estão desde a noite de ontem (03/02) trabalhando na limpeza e desobstrução de vias em diversos bairros.

Funcionários da prefeitura de Caraguatatuba limpando as ruas nesta terça(4)

Equipes monitoram a região da Tabatinga, que registrou os maiores acumulados de chuva durante a noite e o volume de água ainda é grande. O rio Tabatinga, que fica na divisa dos municípios de Caraguatatuba e Ubatuba ainda está cheio, o que dificulta o escoamento das águas.

Desobstrução de ruas e avenidas estão sendo realizadas também no Verde Mar, Cocanha, Massaguaçu e Jetuba. Além disso, equipes das Secretarias de Mobilidade Urbana, Obras Públicas e Serviços Públicos trabalham em uma via que está cedendo na região do Morro Santo Antônio.

A Defesa Civil de Caraguatatuba informa que está monitorando desde a manhã de segunda-feira (03/02) as áreas de risco e de alagamentos da cidade por conta das chuvas que vem atingindo a região nos últimos dias. O órgão está em estado de alerta.

O acumulado das últimas 72 horas em alguns pontos foi de 270 milímetros de chuva (volume registrado boa parte em seis horas na noite de ontem), quando o previsto para o mês é de 287 milímetros.

As aulas foram suspensas nesta terça-feira (04/02) apenas na EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro, no Jetuba, onde a água invadiu a unidade escolar. As equipes da Secretaria de Educação estão no local realizando a limpeza.

No Ciapi (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso), as aulas na piscina estão suspensas por conta da água que entrou na casa de máquina. Os técnicos estão avaliando os problemas.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) registrou invasão de água e as equipes estão limpando o local. O órgão volta a funcionar normalmente no período da tarde.

A equipe do PPDC (Plano Preventivo da Defesa Civil) continua de plantão para quaisquer ocorrências. As informações dão conta de que a chuva deve permanecer nos próximos dias. Em casos de emergências, acione a Defesa Civil de Caraguatatuba pelo telefone 199.

Ontem à noite, houve registros de vários pontos de alagamentos na cidade toda por conta da maré alta que dificultou a vazão das águas. A água começou a escoar por volta das 2h da madrugada de hoje, quando a maré baixou.

A Defesa Civil de Caraguatatuba foi acionada para uma ocorrência ontem a noite de quedas de árvores na Rua Irmã São Francisco, no final do bairro Caputera, e sem vítimas.

Já o Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba foi acionado para atender um chamado no bairro Benfica de queda de barranco que atingiu o quintal de uma residência, mas sem avarias e sem vítimas.

O Fundo Social faz campanha para arrecadar material de limpeza e roupas para as famílias atingidas pelas chuvas nos bairros.

São Sebastião

Boiçucanga, na costa sul, foi um dos mais atingidos pelas chuvas de ontem

A Prefeitura de São Sebastião informa que na manhã desta terça-feira (4), devido ao acúmulo de 282 milímetros de chuva, nas últimas 72 horas, a cidade de São Sebastião continua em estado de atenção.

Nos bairros Enseada, Canto do Mar, Cigarras e Jaraguá, na Costa Norte do município, estão sendo executados os serviços de limpeza pela Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) e a Defesa Civil está na Rua Valdomiro Peixoto de Oliveira, no Jaraguá, para após queda de árvore e barreira, juntamente com as equipes da SESEP. De acordo com a Regional Costa Norte, não há pontos de alagamentos nesta manhã de terça-feira (4).

Segundo a Defesa Civil, cerca de 11 pessoas tiveram que deixar suas casas; seis da Rua Maximiliano Quintino dos Santos, do bairro Enseada, foram para casa de parentes, e outros cinco moradores da Rua Varginha, da Cigarras, que já voltaram para suas residências.

O Fundo Social iniciou uma campanha para arrecadar água e produtos de higiene para as famílias atingidas pelas chuvas de ontem.

A Defesa Civil recomenda a população que não ultrapasse ruas alagadas, evite o contato com água contaminada e se notar alteração na topografia do local saia de casa e acione a Defesa Civil pelo telefone 199.