Caraguatatuba Cidades

Caraguá reforça a vacinação contra a Febre Amarela

Tamoios News

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, está reforçando a vacinação contra a Febre Amarela em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com exceção da UBS Tabatinga. A ação teve início  ontem, segunda(20) é parte de uma prerrogativa do Ministério da Saúde, que inclui, a partir de agora, uma dose de reforço às crianças de quatro anos.

A caderneta de vacinação de todos os demais munícipes também deve ser atualizada com a vacinação contra a doença conforme cada caso, que deverá ser averiguado pela equipe de vacinação da UBS de referência do paciente.

Neste ano, a vacinação contra febre amarela será ampliada no Calendário Nacional de Vacinação para todo país. A estratégia de mobilização social deverá ser reforçada no sentido de melhorar a adesão da população à vacinação e consequentemente melhorar a cobertura vacinal.

Vale ressaltar que a partir de 2020, 1.101 novos municípios da Região Nordeste passarão a ser área com recomendação da vacinação contra a febre amarela, conforme as normas do Calendário Nacional de Vacinação, em virtude da situação epidemiológica no país e a necessidade de proteger esta população contra a doença.

Febre Amarela 

Febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela picada dos mosquitos infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Seus sintomas iniciais são febre com calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores musculares, vômitos e fraqueza. A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação.

No ambiente silvestre, o mosquito transmissor é o Haemagogus Sabethes. Já no meio urbano, a doença é transmitida pelo Aedes aegypti.