Caraguatatuba Cidades

Caraguá terá 214 policiais no reforço de verão

Tamoios News
Apresentação dos policiais na operação verão de 2018/2019

Caraguatatuba irá receber o reforço de 214 policiais na Operação verão 2019/2020. A Operação Verão começa no próximo dia 23 de dezembro e se estenderá até o dia 25 de fevereiro. O número de policiais será o mesmo da operação realizada no ano passado.

A operação é uma parceria entre 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI) e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio de um convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

De acordo com o comandante da 2ª Cia da Polícia Militar do 20° BPM/I, capitão Luis Fernando Oliveira, o reforço fica na cidade até o dia 25 de fevereiro de 2020, quando termina o Carnaval. “Uma parte fica até o dia 3 de fevereiro e o restante até o final da folia”.

A apresentação do reforço será às 10h do dia 23 de dezembro na Praça da Cultura (Avenida da Praia), assim como as viaturas que chegam para patrulhamento, Força Tática, motocicletas e Base Comunitária.

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, ficará responsável pelo alojamento e alimentação dos policiais que chegam para o reforço.

O prefeito Aguilar Junior destaca que o município fará tudo que estiver ao alcance. “Sei que a PM sempre ajudará nossos munícipes. É a boa atuação deles a responsável pela queda nos índices de criminalidade no município”.

Estatística

Caraguatatuba, a maior cidade da região, com cerca de 125 mil habitantes, lidera o ranking da criminalidade no Litoral Norte, conforme aponta dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

A prefeitura tem feito investimento em várias áreas e tem sido parceira do Estado, mas a criminalidade cresce ano a ano.

Entre janeiro e outubro foram 51 morte na regiãos, 24 delas em Caraguatatuba, 17 em Ubatuba, 9 em São Sebastião e uma em Ilhabela.

Ao longo deste ano foram registrados dois latrocínios- roubo seguido de morte, ambos registrados em Caraguatatuba.

Nos dez primeiros meses do ano foram 137 estupros, sendo 65 em Caraguatatuba, 39 em Ubatuba, 28 em São Sebastião e cinco em Ilhabela.

No mesmo período foram 850 roubos, 396 em Caraguatatuba, 270 em Ubatuba, 162 em São Sebastião e 22 em Ilhabela.

Em dez meses foram 3.827 furtos, sendo 1.440 deles, em Caraguatatuba; 1.125 em Ubatuba; 822 em São Sebastião; e, 440 em Ilhabela.

Entre janeiro e outubro foram roubados 49 veículos na região, 40 deles ocorreram em Caraguatatuba, sete em Ubatuba e dois em São Sebastião.

Os números indicam que Caraguatatuba continua sendo a cidade mais insegura e violenta do Litoral Norte. Ubatuba vem em segundo.

No ano passado, 2018, a região registrou 52 homicídios. Em dez meses neste ano foram 51. No ano passado foram cinco latrocínios, entre janeiro e outubro deste ano foram dois.