Caraguatatuba Cidades

Caraguá terá campanha sobre diabetes neste sábado(30)

Tamoios News

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (30/11) a 1ª Campanha em Diabetes.

Neste ano, a ação segue o tema nacional voltado à“Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação e Educação”.

A ação acontece das 8h às 16h no Centro de Especialidades Médicas, Odontológicas e Reabilitação (CEM-CEO), localizado na Avenida Maranhão, 421, no bairro Jardim Primavera. Os atendimentos da campanha serão de forma espontânea e sem agendamento.

A ação oferecerá detecções de diabetes, aferição de pressão arterial, orientações, palestras educativas, avaliação de pés com teste de sensibilidade, medição do índice tornozelo-braquial (I.T.B.) aos já diabéticos e com resultados alterados.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o diabetes mata uma pessoa a cada seis segundos no mundo. O diabetes é a causa mais comum de amputação de pernas e pés, e isso a maioria das pessoas desconhecem.

A enfermeira Isa Zanarino, coordenadora do Ambulatório de Ferida, afirma que por este motivo a Prefeitura de Caraguatatuba irá realizar a campanha, juntamente com empresas parceiras como Smith-Nephew, Prime Care Cuidados Integrados á Feridas – MESI Simplifying Diagnostics, Urgo e Cholmed.

“O diagnóstico precoce do diabetes é importantíssimo, pois o tratamento evita suas complicações como lesões e amputações dos pés. Procurem nossa equipe no CEM-CEO dia 30/11 para maiores esclarecimentos.” afirma.