Cidades Dengue

Carnaval: Prefeituras mantém alerta contra a Dengue

Tamoios News

As prefeituras do Litoral Norte continuam suas ações de combate aos criadouros do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. É importante que moradores e veranistas colaborem mantendo limpos seus quintais.

No carnaval, moradores e veranistas devem aproveitar para dar uma geral na casa, limpando ralos, calhas e checando os vasos.

A região tem cerca de 140 casos de dengue, 84 deles em Caraguatatuba. A prefeitura da cidade tem intensificado as ações Cata Treco nos bairros, por meio do programa Minha Família Sem Dengue”.

Ao todo, a ação resultou na visita de cerca de 7.300 imóveis e mais de cinco caminhões com inservíveis (objetos criadouros em potencial) que foram carregados e retiraram cerca de 40 toneladas de resíduos dos bairros trabalhados até o momento.

Ontem, quarta-feira (19), quem recebeu o Programa “Minha Família Sem Dengue” foi o bairro Tinga. Nesta quinta-feira (20), é a vez do bairro Poiares e, na sexta-feira (21), o bairro Gaivotas é alvo da mobilização.

Em São Sebastião, que registra 34 casos de dengue, a prefeitura também tem reforçado suas ações no combate aos criadouros.

A prefeitura solicita aos moradores e veranistas que, antes de aproveitar o Carnaval, reforcem as medidas de prevenção para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

As ações devem ser adotadas em casa pela população, durante todo o ano e reforçadas nesta época, uma vez que as altas temperaturas e as chuvas facilitam a circulação do vetor.

Dados do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), apontam que 80% dos criadouros do mosquito estão dentro dos imóveis residenciais. Portanto, para as pessoas que irão aproveitar o feriado de Carnaval para viajar, mesmo em uma ausência curta, é preciso estar atento para não deixar a casa fechada com potenciais criadouros, em áreas internas, e outras, como jardim e quintal.

Quem vai curtir os blocos de rua também podem contribuir na prevenção: as latas e garrafas devem ser descartadas nas lixeiras – só desta maneira os resíduos serão coletados adequadamente, impedindo o acúmulo de água e o surgimento de larvas do mosquito.

É importante frisar que o uso constante de repelentes é uma das principais armas individuais de combate à doença.

Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue. Confira algumas dicas:

  • Evite o acúmulo de água;
  • Mantenha garrafas vazias ou baldes virados para baixo;
  • Não deixe entulho no quintal ou nas ruas;
  • Mantenha a lata de lixo devidamente tampada e guarde pneus em locais cobertos, longe da chuva.
  • Cubra as caixas d’água, poços ou piscinas e mantenha as calhas de água limpas;
  • Mantenha tampados tonéis e barris de água;
  • Lave semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;
  • Coloque terra ou areia nos pratos dos vasos de planta até a borda;
  • Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;
  • Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
  • Não deixe água acumulada sobre a laje.