Caraguatatuba Cidades

Cartório de Caraguá faz plantão da biometria nesta quarta(20)

Tamoios News

A Justiça Eleitoral de Caraguatatuba irá promover mais um plantão da biometria nesta quarta-feira (20), feriado da Consciência Negra. Quem ainda não fez o cadastramento biométrico terá a chance de cadastrá-la nessa data, das 8h às 14h, no Cartório Eleitora no bairro Sumaré.

Os moradores precisam comparecer ao local, munidos do documento de identidade original, título de eleitor (se tiver) e um comprovante de residência (emitido, no máximo, há três meses). O procedimento é fundamental para exercer a cidadania já que, quem não realizar o cadastramento não poderá votar nas próximas eleições.

É necessário realizar a biometria obrigatória para evitar além do cancelamento do título de eleitor, a perda de uma série de direitos e benefícios como: tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública (licitações) e praticar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Atualmente, Caraguatatuba possui 95.525 eleitores aptos e até o momento, 75.761 pessoas, cerca de 79,31% do eleitorado, já estão regularizadas com a Justiça Eleitoral.

Dias úteis e data limite

Para os eleitores do município que ainda não puderam realizar a identificação biométrica, o serviço continua de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h, no Cartório Eleitoral,  até o dia 19 de dezembro.

Biometria

O procedimento envolve a coleta das impressões digitais dos dez dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.

A coleta dos dados biométricos teve início no dia 4 de fevereiro desse ano. Os cidadãos que se inscreveram a partir do ano de 2015 devem verificar se no título de eleitor há a identificação biométrica. Caso haja, não precisam realizar novo cadastramento.

Serviço – Plantão da Biometria

Local: Cartório Eleitoral – Avenida Brasil 775 – Sumaré (próximo ao Fórum de Caraguatatuba)

Data: 20 de novembro (quarta-feira)

Hora: Das 08h às 14h

Mais informações: (12) 3882-1398.