Caraguatatuba Cidades

Casos de dengue continuam aumentando no Litoral Norte

Tamoios News

Ilhabela registra primeira morte por dengue

Apesar de todas as atenções estarem voltadas para o novo Coronavírus, as prefeituras mantém seus trabalhos no combate a dengue, pois as notificações continuam aumentando na região.

São dois casos positivos de COVID-19 e 86 casos suspeitos contra 551 casos confirmados de dengue em Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. A prefeitura de São Sebastião não informou quantos casos foram notificados da doença no município.

Em Caraguá, são 371 casos confirmados; em Ilhabela, 121 ; e, em Ubatuba, 59 notificações positivas.

Morte

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, informou que, na madrugada desta quinta-feira (26), uma gestante diagnosticada com dengue veio a óbito no Hospital Municipal Mário Covas.

A gestante, de 34 anos, estava na trigésima oitava (38°) semana gestacional e deu entrada no Pronto Socorro do Hospital na quarta-feira (25) com quadro de dengue. A gestante passou por parto de emergência e o bebê está entubado e será transferido para hospital de referência no Vale do Paraíba.

O Município hoje conta com 754 pessoas notificadas com suspeita de dengue, sendo 121 confirmados, 509 descartados e 124 ainda em investigação.

As medidas adotadas para que seja evitada a disseminação do novo coronavírus impedem as prefeituras de fazerem as ações que eram feitas anteriormente, como visita casa a casa, mas elas continuam fazendo alguns trabalhos como aplicação de inseticida nos bairros mais afetados pela dengue.

Ações

As prefeituras mantém suas divulgações sobre a importância do combate aos criadouros do  mosquito transmissor e espera que durante a quarenta imposta pelo coronavírus os moradores aproveitem  para manter limpos vasos, ralos, calhas e quintais.

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (Secretaria de Saúde), informa que o município tem 371 casos e quem define epidemia é o Governo do Estado.

Os bairros mais afetados, atualmente, são Rio do Ouro, Olaria e Travessão. Esses bairros receberam mutirões e aplicação de inseticida.

Segundo a prefeitura, em função do novo coronavírus, as equipes tiveram que fazer readequações, mas permanecem com recebimentos de denúncias emergenciais e visitas a imóveis especiais (borracharias, marinas, depósitos de material de construção), quando é possível entrar.

A prefeitura informou ainda que até o momento não há registro de óbito na cidade por dengue. No ano passado a cidade registrou mais de 3.200 casos e sete mortes pela doença.

Em Ubatuba, que tem 59 casos confirmados, a prefeitura também espera uma maior participação dos moradores neste período de quarentena na limpeza de quintais para eliminar os criadouros. Os bairros Estufa II, Ipiranguinha e Perequê-Açu lideram o número de casos positivos de dengue.

Em Ilhabela, com 117 casos, a prefeita Gracinha Ferreira, em quase todas as suas lives sobre as ações de combate ao coronavírus tem alertado à população para que todos continuem a ajudar no combate aos criadouros do mosquito transmissor.