Cidades São Sebastião

Cetesb vistoria Maresias para checar se cloro que vazou em acidente poluiu a praia

Técnicos da CETESB(Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) em São Sebastião estão, no momento, realizando uma vistoria no Canto do Moreira, na Praia de Maresias.

A ação acontece em função de um acidente envolvendo o tombamento de um caminhão carregado com 5,5 toneladas de cloro granulado, na altura do Km 57 da rodovia SP/55 (Rio- Santos), às 11h20 desta quarta-feira(29).

Com o incêndio após o tombamento, a carga foi totalmente consumida.  Os técnicos estão monitorando o local, verificando se houve vazamento do produto, diluído em água, para algum curso dágua ou a praia.

O incêndio causou a queima de aproximadamente 100 m² de vegetação nativa. Após o atendimento emergencial, a CETESB avaliará as medidas administrativas a serem tomadas.

Logo após o acidente, moradores de Maresias, principalmente, aqueles que vivem no Canto do Moreira, reclamaram do forte cheiro do produto e da possibilidade do cloro ter atingido riachos e chegado até a praia.  A fiscalização da Cetesb deve ser encerrada no final da tarde.

Acidente

O acidente ocorreu por volta das 11h26, desta quarta(29), no Km 157 da Rio-Santos, na serra entre Maresias e Boiçucanga.

O Corpo de Bombeiros em São Sebastião foi acionado para atender um incêndio em caminhão que transportava Produto Perigoso(PP), na Rodovia Rio Santos, sentido Maresias.

O incêndio iniciou logo depois que o caminhão que transportava Hipoclorito de Cálcio hidratado, nº da ONU 2880, perder a direção e tombar em uma curva.

O motorista do caminhão que conseguiu sair do veículo antes que as chamas o consumissem por completo todo o veículo, passa bem e recusou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, Durante o atendimento a Rodovia ficou interditada nos dois sentidos.

Foi acionada a CETESB e feito isolamento do local juntamente com o Policiamento Rodoviário e DER.
O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência com 4 viaturas e 10 bombeiros e efetuou combate do incêndio com água e EPI/EPR completos.