Cidades São Sebastião

Vídeo/Fotos: Começa operação inédita de resgate de navio avariado em São Sebastião

Tamoios News

Teve início às 5 horas da manhã, desta quarta(20), a operação de resgate de um navio chinês na costa de São Sebastião. A operação é pioneira no país, de resgate de um navio com avaria nos motores. A operação toda, que deverá durar três dias, foi  agilizada pela agência Wilson Sons.

A operação será feita na costa sebastianense, próximo a Ilhabela, em local de grande profundidade. O navio submersível chinês Cosco Shipping, especializado em transporte de grandes cargas, como plataformas marítimas e submarinos, submergiu cerca de 27 metros para poder “carregar” o navio  Chipol Taihu, que sofreu avarias em sua casa de máquinas no Rio Grande do Sul e foi rebocado até São Sebastião.

O navio de cargas avariado, que tem  188 metros de comprimento por 28 de largura, será levado pelo Cosco Shipping até Hong Kong onde fica o estaleiro da empresa dona da embarcação para as devidas manutenções.

O navio submersível tem 255 metros de comprimento e de 68 de largura. O Cosco Shipping irá “afundar” parte de sua estrutura para poder alojar e transportar o Chipol Taihu até Hong Kong.

A operação será feita em São Sebastião devido ao excelente calado de suas águas. Os custos da operação não foram divulgados. Segundo especialistas, levar o navio avariado em cima do outro até a China é mais seguro e mais econômico.

Veja as fotos da operação cedidas pela agência Wilson Sons:

Navio Xing Guang nHua, de 255 metros de comprimento por 68 metros de largura, começa a submergir para que o navio avariado Chipol Taihu possa ser colocado em cima

Parte do navio Xing Guang Hua está submersa

O navio avariado com 188 metros de comprimento por 28 de largura será colocado entre as duas torres brancas

 

Navio Chipol Taihu se aproxima para ficar “em cima” do  Cosco Shipping

 

Navio Chipol Taihu já sobre o submersível Cosco Shipping

Veja vídeo de operação similar realizada no porto de Rotterdam, na Holanda, em 2015:

 

Navios

Navio Chipol Taihu que será transportado em cima de outro. Foto: Rogério Cordeiro

 

O navio Cosco Shipping, construído em 2017, tem 299,9 metros de comprimento por 48,2 metros de largura