Caraguatatuba Cidades

Comitiva de prefeitos visita Hospital Regional de Caraguatatuba

Tamoios News

Uma comitiva formada por prefeitos do Litoral Norte, secretários de saúde e vereadores participaram de uma visita técnica no Hospital Regional de Caraguatatuba.

Os prefeitos Aguilar Jr, de Caraguá, Délcio Sato, de Ubatuba; Gracinha, de Ilhabela e inclusive o prefeito de Paraibuna, Vitão,  foram recepcionados por representantes da Secretaria de Estado da Saúde e da OSS(Organização Social de Saúde) Instituto Sócrates Guanaes que irá administrar o hospital.

De acordo com o prefeito Aguilar Junior, a visita técnica reforça o compromisso do município em investir a favor da saúde. “Essa é mais uma das grandes conquistas em favor da saúde. É mais uma obra que atenderá toda a população. Não se limita apenas a Caraguatatuba, mas também todas as cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Esse é nosso objetivo, salvar vidas atribuindo o máximo de amor e eficiência”, anunciou.

Anexo ao Hospital Regional, as obras para ala de Quimioterapia e Radioterapia seguem a todo vapor. A previsão é que ela esteja em funcionamento até o final deste ano. “Essa parte foi um pedido meu, pessoal, e é bom saber que em breve nossos pacientes não vão mais precisar se deslocar para distâncias longas. Eles já sofrem com a doença e todo o tratamento, por isso, poder dar a eles um pouco mais de conforto é muito importante”, finalizou o prefeito Aguilar Junior.

Estado

A Secretaria de Estado da Saúde informa que já concluiu a obra física do Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba. No momento, estão em andamento a construção do prédio de radioterapia e a compra de equipamentos para ativação do hospital.

A Organização Social de Saúde (OSS) Instituto Sócrates Guanaes será parceira da pasta na gestão da unidade, conforme publicado em Diário Oficial no dia 21 de dezembro de 2019. A OSS está contratando os profissionais e o funcionamento do serviço ocorrerá no primeiro trimestre de 2020.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde os licenciamentos para o funcionamento do hospital estão dentro dos prazos. A secretaria descartou a informação de que o atraso na entrega do hospital seria por causa da falta de licenciamentos, inclusive, o da Cetesb,

O novo hospital faz parte do programa Saúde em Ação, em parceria da Secretaria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com investimento de R$ 188 milhões para construção e equipamentos.

Atraso

As obras do HR foram iniciadas em 2016 com a previsão de conclusão em junho de 2018, o que não ocorreu. O Estado adiou a conclusão para junho de 2019, depois para outubro de 2019 e, recentemente, para dezembro deste ano, mas o estabelecimento permanece fechado, apesar de concluído.

Conforme informou a Secretaria de Estado da Saúde, o HR deverá iniciar seus atendimentos até março deste ano. A empresa ISG-Instituto Sócrates Guanaes já estaria fazendo as contratações para o hospital. A OS contratada deverá contratar cerca de 1.500 pessoas para trabalharem no hospital.

O HR tem cerca de 7 mil m² de área construída e possui seis pavimentos. O Estado investiu R$ 188 milhões, verba destinada pelo BID(Banco Interamericano de Desenvolvimento), na construção do hospital, que será referência no atendimento de casos de média e alta complexidade no Litoral Norte.