Cidades São Sebastião

Coronavírus: Porto e Terminal da Petrobras, em São Sebastião, seguem normas da Anvisa

Tamoios News
Foto: Tamoios News

O Porto de São Sebastião e o Tebar(Terminal Marítimo Almirante Barrosos) passarão a adotar as medidas recomendadas pela Anvisa(Agência Nacional de Vigilância Sanitária) caso apareça algum tripulante dos navios que operam nestes terminais apresentando sintomas do coronavírus.

Com o aparecimento dos casos de doença respiratória causada pelo coronavírus na China, o governo brasileiro vem adotando medidas de preparação, orientação e controle para um possível atendimento de casos suspeitos no país.

Confira a seguir o que acontece, na prática, no caso de um navio que ancore em São Sebastião relate um caso suspeito a bordo:

Navio

  • O navio não recebe autorização para operar e ninguém pode desembarcar.
  • A Anvisa e a vigilância epidemiológica sobem a bordo para inspecionar a embarcação e avaliar o paciente.
  • Caso a suspeita seja mantida, o passageiro ou tripulante é removido para um hospital de referência.
  • O navio não recebe a Livre Prática (autorização para operar) e a tripulação e os passageiros ficam impedidos de desembarcar.
  • Se o caso for confirmado, a Anvisa e a vigilância epidemiológica fazem uma avaliação sobre o procedimento com a tripulação e os passageiros que ficaram a bordo.

No caso de navios que já haviam iniciado a operação quando o caso suspeito apareceu, a Anvisa manda suspender a operação do navio e os tripulantes devem ficar a bordo.

Nesse caso, deve ser investigado se o tripulante suspeito já havia descido do navio para que a vigilância epidemiológica realize a investigação de possíveis contatos.

Em todas as situações de casos suspeitos encaminhados para o serviço hospitalar, a confirmação ou descarte definitivo da suspeita é feita pelo serviço de saúde e pela vigilância epidemiológica.