Cidades Ilhabela

Decisão do ministro Ricardo Lewandowski pode tirar Colucci das eleições em 2020

Tamoios News

O ex-prefeito Toninho Colucci, de Ilhabela, um dos mais contados para as eleições municipais no ano que vem no arquipélago, corre sério risco de ficar fora da disputa em 2020. O STF(Supremo Tribunal Federal) negou recurso apresentado por Colucci, no caso da contratação irregular de empresa de ônibus feita pelo então prefeito em 2011

Por Salim Burihan

Uma decisão do STF(Supremo Tribunal Federal) poderá  deixar fora das eleições do ano que vem, em Ilhabela, o ex-prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

Na última sexta(8),  o ministro Ricardo Lewandowski negou provimento ao agravo extraordinário impetrado por Colucci que havia sido condenado por improbidade administrativa ao contratar irregularmente uma empresa de ônibus em 2011.

O ex-prefeito comentou que está tudo sob controle e que continua na luta para disputar as eleições no ano que vem. Tudo indica que Colucci ainda irá recorrer para não ficar inelegível em 2020 e possa participar das eleições municipais na Ilha.

Entenda

Em dezembro de 2011, Colucci teria contratado uma empresa de ônibus para fazer o transporte coletivo na Ilha, em caráter emergencial, sem processo licitatório.

O MP(Ministério Público de Ilhabela impetrou uma ação contra a contratação emergencial, alegando que o contrato com a empresa que prestava o serviço ainda não tinha sido encerrado.

Colucci foi condenado. Recorreu ao TJ(Tribunal de Justiça), que manteve a condenação por improbidade administrativa e cinco anos inelegível.

O ex-prefeito apresentou agravo extraordinário ao STJ. O ministro Ricardo Lewandowski, relator do processo,  negou provimento ao recurso.

Colucci é um dos nomes mais cotado para as eleições de 2020 em Ilhabela. Ele foi duas vezes prefeito da cidade e nas eleições do ano passado, obteve mais de 30 mil votos na disputa de uma vaga na Câmara dos Deputados.

Na disputa de 2018 para a Câmara dos Deputados, Colucci(PV) obteve na Ilha, 8.576 votos, lembrando que mais de 100 candidatos tiveram votos na cidade. A votação de Colucci para deputado federal foi superior ao número de votos obtidos pelo prefeito eleito em Ilhabela, em 2016, Márcio Tenório, que conseguiu 7.917 votos.

Tenório foi afastado de suas funções pela justiça e cassado pela Câmara de Vereadores em maio deste ano. Assumiu o seu lugar, a vice-prefeita Gracinha.