Cidades Ubatuba

DER faz campanha para segurança de pedestres e ciclistas na Rio-Santos, em Ubatuba

Tamoios News
Dados do Infosiga apontaram que 44,4% dos atropelamentos acontecem aos finais de semana e mais de 50% durante a noite e madrugada
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) realiza a partir desta quinta-feira (26/12) a campanha de segurança Pedestre + Seguro, que procura melhorar a convivência entre esses usuários e os motoristas das rodovias estaduais, sobretudo durante a temporada de verão, quando mais de dois milhões de veículos são esperados nas rodovias de acesso ao Litoral Norte, Sul e Oeste Paulista, sob administração do órgão estadual.
Pedestre + Seguro – Atualmente a SP 055 conta com 31 passarelas em trecho de pista duplicada, 109 radares ou lombadas eletrônicas, além das diversas faixas de pedestres e lombofaixas nos trechos urbanizados com pista simples. Mesmo nestas situações, grande parte dos pedestres opta por realizar a travessia fora destas áreas, expondo-se a sérios riscos de acidentes.

Trecho da Rio-Santos, na Praia Grande, em Ubatuba, onde acontece a campanha do DER

Assim, as companhas de conscientização são realizadas com o objetivo de estimular os pedestres a atravessarem por locais seguros. Vale lembrar ainda que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu Artigo 70, prioriza a passagem de pedestres sobre as faixas delimitadas para essa finalidade. A desobediência dos motoristas poderá configurar infrações previstas no Artigo 214, que amplia o direito de passagem do pedestre também ao condutor de veículo não motorizado.
As ações da campanha deste verão serão realizadas em locais apropriados para a travessia de pedestres ou ciclistas, exatamente para estimular a passagem segura. Durante a espera da travessia, enquanto os agentes de trânsito permitem o tráfego de veículos, os promotores realizarão a conscientizarão dos pedestres sobre a importância da segurança viária, incentivando o grupo a curtir a página do DER no Facebook — @ViasDER, concorrendo assim a guarda-sóis exclusivo que serão sorteados.
Agenda da Pedestre e Ciclistas + Seguros
26/12 a 06/01 – Ubatuba (Praia Grande e Maranduba)
1