Caraguatatuba Cidades

Desembargador Vladimir Passos, assessor do Ministro Sérgio Moro, lança livro em Caraguatatuba

Tamoios News
Vladimir Passos, sua esposa Sandra e o casal de amigos Fátima e Chiquinho Monter

Por Salim Burihan

O desembargador aposentado Vladimir Passos de Freitas esteve em Caraguatatuba, na segunda-feira(10), para lançamento do seu livro “Vida e Magistratura com bom humor” .

No livro de 290 páginas, lançado pela Editora Comunnicar, o desembargador aposentado, hoje com 74 anos, resume sua trajetória pessoal e profissional.

Foram 26 anos de carreira como juiz federal e dez, como promotor de justiça, cinco deles, em Caraguatatuba. O livro custa R$ 20,00 e toda a arrecadação obtida foi distribuída ao Asilo Vicentino de Caraguatatuba.

Ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e primeiro latino-americano a presidir a International Association for Court Administration – Iaca (Associação Internacional para a Administração da Justiça), Vladimir Passos de Freitas chefia a Assessoria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a convite do ministro Sérgio Moro.

Em Caraguatatuba, foi realizado o sexto lançamento do livro de Vladimir Passos, através da Academia Caraguatatubense de Letras, recém criada na cidade.

O lançamento do livro contou com as presenças do prefeito Aguilar Júnior, do juiz João Mário Estevam da Silva, do presidente da Câmara, vereador Carlinhos da Farmácia e antigos amigos do desembargador na cidade.

Prefeito Aguilar Júnior, juiz José Mario Estevam e presidente da Câmara, Carlinhos da Farmácia prestigiaram o lançamento do livro

“Para mim, uma emoção rever servidores antigos do Fórum, amigos da época, cinquentões que pertenciam à guarda-mirim que fundei e esposas e filhos de amigos já falecidos”, contou o desembargador em postagem nas redes sociais.

Ele fez questão de posar para fotos com os antigos amigos de Caraguatatuba, entres eles, Chiquinho Monter Júnior e sua esposa Fátima; de Paulo Sérgio dos Santos, funcionário do 1º Cartório Cível; e, com o ex-Guarda Mirim Irlan Zaran Zaran, hoje, aposentado dos Correios.

Vladimir com Paulo Sérgio dos Santos, funcionário do 1º Cartório Cível. Fotos: Arquivo Pessoal

Vladimir Passos com com o ex-Guarda Mirim Irlan Zaran Zaran, hoje, aposentado dos Correios e sua esposa.

Vladimir Passos de Freitas formado em Santos, foi promotor de Caraguá na década de 70. Uma de suas ações destacadas na cidade como promotor foi a “Semana do Registro Civil”, em outubro de 1977, quando providenciou gratuitamente registros e correções no cartório de Registro Civil para as pessoas carentes.

O então promotor foi, também, um dos maiores colaboradores do Lar de Menores, de Caraguatatuba, entidade que abrigava crianças órfãs ou abandonadas no município.

Vladimir, que adorava uma boa seresta e convivia com todos da sociedade caraguatatubense- relacionamento que mantém até hoje, foi homenageado com o título de “Cidadão Caraguatatubense”, em 1978.

Após deixar Caraguá, Vladimir foi atuar como juiz no Paraná. Em seguida, tornou-se juiz federal e desembargador. Foi professor, palestrante e escritor. Aposentou-se como presidente do Tribunal Federal da 4ª Região(RS). É considerado um dos maiores especialista em direito ambiental do país.

Vida e Magistratura com bom humor

Livro, toda a renda é destinada às entidades assistenciais. Foto: Conjur

Editora: Comunnicar
Preço: R$ 20, com doação dos valores arrecadados a asilos
Onde comprar: pelo e-mail secretaria@passosdefreitas.com.br