Cidades Coronavírus

Doria divulga novas medidas para impedir propagação do coronavírus no Estado

Tamoios News

O governador João Doria adotou novas medidas para evitar a propagação do coronavírus no Estado de São Paulo a partir de amanhã, terça-feira, dia 17. Confira as medidas adotadas:

1- Todos os servidores estaduais acima de 60 anos devem ficar em casa, trabalhando em casa, exceto servidores da saúde, da Segurança Pública, da Administração Penitenciária e autarquias, como Sabesp.

2- Museus, galerias, centro culturais e esportivos ficarão fechados por 30 dias. Doria recomendou que seja fechados todos os cinemas, teatros e galerias.

3-Todo os 153 centros de atendimento ao Idoso serão fechados por 60 dias.

4- Criou o Comitê Extraordinário para acompanhar as questões ligadas ao Coronavírus, coordenado pelo vice-governador Rodrigo Garcia e os 19 secretários estaduais e presidentes das autarquias.

5-  Medidas para reduzir aglomeração nas repartições públicas como PoupaTempo(72) , Detran e BomPrato(58). Horários deverão ser estendidos, mas com redução de pessoas por período..

6- Corte imediato de viagens nacionais e internacionais. Serão liberadas apenas em casos essenciais.

7-Suspensão de eventos públicos por 30 dias.

8-Uso de meios virtuais para evitar presença de pessoas nas repartições públicas.

9-Fechamento das escolas estaduais a partir do dia 23. Recomendou que escolas e faculdades particulares também suspendam atividades.

10- Suspensão de férias e licenças aos servidores estaduais da Saúde.

Dúvidas

Escolas-O Estado através da Secretaria Estadual da Saúde ainda vai avaliar como vai ficar a situação das crianças que serão liberadas das aulas a partir do dia 23. Como os pais estarão trabalhando, as crianças devem ficar com os avós, o que não é recomendado. Durante a semana isso será avaliado segundo o secretário estadual de Educação.

Crianças– Surgiram informações de que crianças estão morrendo pelo coronavírus e que jovens também estão sendo infectados. O Estado tem dado prioridade aos idosos. O infectologista David Uip disse que essas informações precisam ser checadas direitinho. “É preciso calma na interpretação dessas informações. O grupo vulnerável ´para nós está sendo pessoas acima de 60 anos e com problemas de saúde”, respondeu Uip.

Economia– Medidas adotadas para combater o Coronavírus abalam a economia, o que o estado poderia fazer para evitar prejuízos aso comerciantes. O governador disse que a prioridade do Estado é Salvar Vidas, mas que o Estado tudo fará pata manter a emprego e renda. Doria disse que novas medidas deverão ser adotadas para garantir a empregabilidade.