Cidades Geral

EDP orienta sobre instalação segura de enfeites natalinos

Tamoios News

As festas de fim de ano estão chegando, e muitas residências e estabelecimentos comerciais são decoradas com árvores de Natal e enfeites luminosos. A EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, orienta sobre a instalação e utilização correta dos pisca-piscas e outros equipamentos elétricos utilizados provisórios na decoração natalina para que não haja acidentes ou susto pelo aumento da conta de luz ao fim dos festejos.

Os cuidados devem começar na hora da compra do material. O ideal é escolher itens de qualidade, para garantir o melhor isolamento elétrico possível. Por isso, recomenda-se a compra de produtos regulamentados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), os quais trazem em sua embalagem a comprovação dos requisitos obrigatórios de qualidade e segurança.

Em relação aos pisca-piscas, a sugestão é investir naqueles com lâmpadas de LED, mais econômicas, eficientes, duráveis e, por isso, mais ecologicamente corretas. Para instalação em área sujeita a chuva ou alagamento os enfeites devem ser impermeáveis, pois eles são mais seguros e duram mais.

Na embalagem do produto também é importante avaliar a potência em watts (W), que corresponde à carga demandada. Isso por que, quanto maior a potência, maior será o consumo do enfeite de Natal. “Equipamentos de potência elevada devem ser colocados em tomadas exclusivas, minimizando a probabilidade de sobreaquecimento do circuito elétrico interno e a fuga de corrente e, consequentemente, risco de acidentes e aumento na conta de luz”, diz Roberto Miranda, gestor da EDP.

Um curto-circuito na rede elétrica pode ser ocasionado pela má utilização dos equipamentos ou por seu uso prolongado em uma mesma tomada. Confira mais alguns cuidados importantes:

  • Para não ocorrer sobrecarga de energia caso a quantidade de enfeites seja grande, busque a orientação de um eletricista, que vai calcular o que pode ou não ser ligado. Se necessário, o profissional vai equiliibrar o circuito da residência por meio de uma pequena adequação na instalação elétrica.
  • Muitas árvores de Natal são feitas de arame, e por ser altamente condutor de energia esse material deve estar bem isolado para impedir energização acidental.
  • Fios desencapados podem provocar choques, curtos-circuitos e até incêndios. Passar fios por baixo de tapetes ou por trás de cortinas também pode causar acidentes.
  • Antes de substituir lâmpadas queimadas dos enfeites, desligue os equipamentos da tomada.
  • Desligar os enfeites luminosos antes de dormir ou sair de casa pode contribuir para a redução do valor da conta de energia e evitar acidentes.
  • Para enfeites em áreas externas, verifique a proximidade com a rede de energia da EDP, pois, no caso de chuva forte com vento, a iluminação decorativa instalada pode tocar a rede elétrica da Distribuidora e provocar sérios acidentes.

É importante frisar que, em caso de ocorrências que envolvam a rede elétrica, a EDP  deve ser contatada imediatamente pelos canais de atendimento:

– EDP Online no www.edponline.com.br;

– Aplicativo EDP Online (Compatível com as plataformas Android™, iOS e Windows);

– Central de atendimento por telefone (0800 721 0123);

– SMS para 28037 com a mensagem Falta Luz

–  Agências de atendimento presencial;