Cidades São Sebastião

EDP reforça equipes para atender demanda de energia na virada do ano

Tamoios News

A concessionária EDP reforçou suas equipes em São Sebastião e Caraguatatuba para atender a demanda de energia na virada do ano.

O consumo cresce muito entre o dia 31 de dezembro e a manhã do dia 1º de janeiro. Segundo a EDP, o pico ocorre às 21 horas desta terça(31).

A concessionária terá 26 equipes reforçando as duas cidades na virada do ano, além de  quatro equipes de manutenção pesada e uma subestação móvel para ser usada em caso de emergência.

A EDP atende 45 mil usuários em São Sebastião e outros 75 mil na cidade de Caraguatatuba. É a quarta vez que a concessionária realiza este tipo de operação no Litoral Norte.

A operação Verão implantado pela concessionária teve início no dia 11 de dezembro e se estenderá até o final da temporada.

A operação é importante porque no período do verão, principalmente, entre dezembro e março, chove e venta muito na região, o que pode causar queda de árvores ou galhos na rede de distribuição, interrompendo o abastecimento aos usuários.

Segundo o diretoir geral da EDP no estado de São Paulo, Marney Antunes, a concessionária adotou todas as ações preventivas e utilizará modernas tecnologias na operação deste ano. Antunes destacou ainda à importância do apoio de todos os órgão envolvidos na operação verão.

Tecnologia

Além de contar com a parceria do Instituto Climatempo, que enviará boletins diários sobre as condições do tempo na região, a EDP utiliza dois drones para inspeção na rede de distribuição e transmissão nas duas cidades.

Drone de asa fixa percorrerá linhas de transmissão e distribuição

Um drone de asa rotativa, que pesa cerca de 100 quilos e conta com câmeras infra-vermelha, que percorre a linha de distribuição e transmissão. O drone tem autonomia para voar por 25 minutos e pode levar até 80 quilos de peso.

Outro drone, de asas fixas, também, com câmeras, será utilizado na inspeção das redes de Caraguá e São Sebastião.

A EDP também utiliza, também, equipamentos especiais para avaliar as condições de árvores e de postes de madeira. Os aparelhos podem informar se uma determinada árvore corre o risco de cair em caso de ventos mais fortes.