Cidades

Espaço Cultural Circo Navegador oferece bons programas em São Sebastião

Tamoios News
Oficina de Teatro “Poesia Secreta” com Eduardo Reyes - Chile

A cidade de São Sebastião terá oito meses de programação cultural garantida pelo prêmio PROAC com oficinas, cinema, lançamentos de livros, espetáculos de circo, música e teatro Iniciamos o ano de 2020 com muitas atividades! O Espaço Cultural Circo Navegador foi contemplado pelo PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. Com os recursos desse prêmio será oferecida uma programação cultural continuada e de qualidade, oportunizando aos sebastianenses o acesso a espetáculos artísticos, aulas, palestras, exibição de filmes e debates.

Os destaques de janeiro são: apresentação, no dia 25, do premiado grupo chileno “Teatro Búfalo” que está visitando São Sebastião pela segunda vez, o lançamento do livro “Américo Vespúcio” traduzido pelo jornalista José Américo Câmera, no dia 20 seguido da exibição de filme no Cine Clube e a nos dias 21, 22 e 23 a programação conta com oficinas gratuitas de teatro e vivências de dança. Toda a programação acontece num espaço charmoso que sempre apresenta novidades para a cidade. Em dezembro instalamos do primeiro “Parklet” do Litoral Norte. É uma extensão da calçada ampliando o passeio público, uma Pracinha equipada com bancos e floreiras, que tem a finalidade de promover o encontro e a permanência das pessoas no espaço público. Com essa iniciativa damos um exemplo de como a cidade pode valorizar as pessoas e promover a cultura de paz por meio de atividades educativas, artísticas e recreativas.

Veja a seguir a programação completa:

 

20/01 às 19h Lançamento do livro “Américo Vespúcio”

Jornalista José Américo Câmera traduziu e organizou o livro

O jornalista José Américo Câmera é o tradutor da obra “Américo Vespúcio, a história de um erro histórico” recentemente lançado pela editora Labrador. No dia 20 teremos a oportunidade de ouvir José Américo explicar o porquê deste erro histórico e o autor Stefan Zweig. Porque a América chama América? Porque homenagear Vespúcio com um continente inteiro com seu nome se não foi ele o primeiro a pisar nestas terras, muito menos era um dos grandes navegadores da época? Para o autor da obra: Stefan Zweig, um dos maiores escritores do século passado, tudo aconteceu por uma série de coincidências. Para outros, como o jornalista Alberto Dines, o biógrafo de Zweig, Américo Vespúcio foi o navegador-divulgador. Enquanto Colombo descobriu terras mas não entendeu a importância do feito, Vespúcio foi quem anunciou que as novas terras descobertas eram novo continente.

 

20/01 às 20h Exibição do filme “Stefan Zweig Adeus Europa”

O filme será exibido na programação mensal do Cine Clube que sempre traz obras
provocativas e proporciona o debate após as exibição. Nesse dia, em especial, o filme dialoga com o lançamento do livro escrito por Stefan Zweig que é o personagem central do filme. Em 1936 o escritor austríaco, de origem judaica, Stefan Zweig foge do nazismo na Europa e vem para a América do Sul. Passando pelo Rio de Janeiro, Bahia, Buenos Aires, Nova York e Petrópolis, e apaixonado pelo Brasil, Stefan começa a escrever um livro sobre a nova terra. Ele se instala em Petrópolis, a cidade imperial, para escrever. Mas, ao mesmo tempo, fica atormentado com o crescimento da intolerância, barbárie e autoritarismo na Europa.

 

21/01 às 19h Vivência de dança: JAM Session de Contato Improvisação

JAM é um ambiente para a investigação de diferentes possibilidades da dança e de
experimentação do movimento corporal. Não é uma aula, não é uma oficina, nem um espetáculo, e acontece a partir das ações singulares de cada participante e das múltiplas interações que se fazem possíveis. Para participar, não é necessária nenhuma experiência anterior, todas as pessoas que quiserem partilhar esse encontro são bem vindas nas suas possibilidades de presença, dançando, desenhando, observando, entre outras ações que a proposta estimula.

 

22/01 às 19h Oficina de Teatro “Poesia Secreta” com Eduardo Reyes – Chile

A oficina de teatro “Poesia Secreta” será ministrada pelo ator e diretor chileno Eduardo Reyes. Com duração de 3 horas, a oficina propõem aos participantes a experimentação cênica a partir do trabalho coletivo e dos impulsos do corpo por meio de objetos. O diretor estimula os participantes a pesquisar da expressividade vocal e física, com exercícios de alongamento e respiração.

 

23/01 às 19h Oficina de Teatro “Arte em Ação” com Alejo Linares.

O objetivo do workshop é proporcionar aos participantes uma vivência artística e filosófica a respeito da expressividade do corpo em função dos sentimentos pensamentos e ideias criativas. A vivência passa pelas expressões corporais, artísticas e técnicas cênicas, estado de presença no palco, condição criativa do Ser, corpo sensível e disponível ao fato da criação, a relação de afetos no sentido de afetação em relação à obra criativa, a dramaturgia das ações e dos corpos presentes, e outras abordagens de interesse não só dos artistas das artes cênicas, como também de artistas de todas as disciplinas.

 

25/01 às 20h espetáculo teatral “Lincoln Filmaker” – Companhia Poesia Secreta do Chile

Baseado nas cartas escritas por Abraham Lincoln e na estética de Quentin Jerome
Tarantino, a Companhia Poesia Secreta do Chile apresenta no dia 25 o espetáculo teatral “Lincoln Filmaker”. A proposta dessa montagem teatral foi desenvolvida na cidade de Valparaíso, no Chile, sob a direção de Eduardo Reyes Salas. O objetivo da peça é discutir questões como: dissidência, respeito e significado das relações entre as pessoas, e refletir sobre valor profundo da amizade nos tempos conturbados em que vivemos. É um espetáculo ágil, hilário e preciso que consegue convidar os espectadores a refletir e fazer parte da assembleia.

SERVIÇO

Lançamento do livro: “Américo Vespúcio, a história de um erro histórico”
Data: 20/01/2020 (segunda-feira)
Horário: 19Ingressos: entrada franca
Indicação Etária: 12 anos

Exibição do filme: “Stefan Zweig Adeus Europa”
Data: 20/01/2020 (segunda-feira)
Horário: 20h
Ingressos: Entrada franca
Indicação Etária: 12 anos

Vivência de dança: JAM Session de Contato Improvisação
Data: 21/02/2020 (terça-feira)
Horário: 19h
Ingressos: Entrada franca
Indicação Etária: Livre

Oficina de Teatro: “Poesia Secreta” com Eduardo Reyes – Chile
Data: 22/01/2020 (quarta-feira)
Horário: 19h
Ingressos: Entrada franca (contribuição voluntária)
Indicação Etária: 14 anos

Oficina de Teatro: “Arte em Ação” com Alejo Linares
Data: 23/01/2020 (quinta-feira)
Horário: 19h
Ingressos: Entrada franca
Indicação Etária: 14 anos

Espetáculo teatral: “Lincoln Filmaker” – Companhia Poesia Secreta do Chile
Data: 25/01/2020 (sábado)
Horário: 20h
Ingressos: R$20,00
Indicação Etária: livre

Local: Espaço Cultural Circo Navegador
Endereço: R. Prefeito Mansueto Pierotti, 826 – Vila Amélia – São Sebastião.
Reservas e informações: 12-3892-2589 ou 12-98173-4402