Cidades Ubatuba

Estado deve se manifestar na sexta(6) sobre permanência do IML em Ubatuba

Tamoios News
IML de Ubatuba foi fechado pelo Estado

O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato, esteve nesta terça-feira(3), na sede do governo paulista para se reunir com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, para tentar manter o IML em Ubatuba.

O IML foi fechado no dia 26 de fevereiro. Sato foi acompanhado de vários secretários, entre eles, Fausto Cardoso e o vereador e funcionário do IML da cidade, Ricardo Cortês.

Em um vídeo publicado no início da noite de ontem, logo após a reunião, o prefeito Sato disse acreditar que o Estado deverá manter o IML da cidade em atividade.

Confira o vídeo postado no início da noite desta terça(3) pelo prefeito Sato:

Segundo o prefeito, a resposta deve ser dada na próxima sexta-feira, dia dia 6. Nos últimos três anos, a Prefeitura conseguiu manter o IML em Ubatuba investindo no aluguel de imóvel para o funcionamento e, ainda, mantendo os custos de telefone, energia, água e um funcionário.

Segundo a prefeitura, a decisão, que cabe exclusivamente ao Governo do Estado, se deu pela falta de médicos legistas concursados no Estado.

Entenda

O IML(Instituto Médico Legal) de Ubatuba foi fechado no dia 26 de fevereiro. Todo o atendimento ao público e as necropsias serão feitas na unidade de Caraguatatuba, que fica a 55 quilômetros de distância.

O fechamento do IML foi determinado pela Secretaria de Segurança Pública do estado, através do  o Núcleo de Perícias do Instituto Médico Legal de São José dos Campos.

Segundo informações, o IML de Ubatuba atendia em média, através de sua clínica médica, 200 casos por mês, envolvendo vítimas de lesões corporais e de abuso sexual, entre outros casos.

O setor de necropsia atendia entre 12 a 15 casos por mês. Ultimamente, casos de necropsia já vinham sendo atendidos em Caraguatatuba porque médicos legistas estariam de licença médica.

A Secretaria de Segurança Pública informou A alteração visa aperfeiçoar e otimizar os serviços prestados  e que toda a demanda do IML de Ubatuba continuará sendo devidamente atendida pelos Núcleos Regionais, entre ele, o de Caraguatatuba.

Segundo a secretaria, de acordo com a Resolução SSP-12, de 05-02-2020 ficam definidas as sedes dos Núcleos e das Equipes de Perícias do Instituto de Criminalística e do IML. Santos e os demais IMLs da Baixada Santista vão atender normalmente a população da região, conforme ficou constatado em estudos de demandas realizados para a implantação.

A secretaria informou ainda que, desde o início da atual gestão, trabalha para ampliar investimentos em todo o Estado e valorizar as carreiras policiais. Recentemente, o governador João Doria nomeou 1.815 novos policiais civis. Além disso, autorizou a abertura de 2.939 vagas para concursos da Polícia Civil e Técnico Científica, sendo 189 médicos legistas, 250 delegados, 900 investigadores e 1.600 escrivães.