Caraguatatuba Cidades

Família tenta agilizar atendimento para paciente com câncer no pâncreas

Tamoios News
Caraguá registra 58 mortes pela Covid-19, duas delas de moradores não residente

Por Simone Rocha

A vida da família Nunes mudou completamente desde outubro do ano passado, quando Iara Santos Nunes, de 51 anos, moradora do bairro Golfinhos, em Caraguatatuba, começou a sentir fortes dores.

Uma das filhas de Iara, Suzy Ellen Santos Nunes Cavalcante, conta que somente em dezembro o diagnóstico foi revelado.

“Ela ia ao UPA (Unidade de Pronto Atendimento) devido as constantes dores. Era medicada e voltava para casa. Passava uns dias as dores voltavam. Ela ia novamente ao UPA e assim foi por quase dois meses. Até que em dezembro minha mãe foi internada e encaminhada para a Santa Casa Stella Maris, em Caraguatatuba”, contou a filha.

Suzy conta que em um dos exames da Santa Casa, o câncer maligno no pâncreas foi constatado, para desespero da família, que já perdeu o pai devido a um câncer no esôfago.

O estado de saúde de Iara tem piorado a cada dia. Segundo a filha ela já perdeu cerca de 30 quilos e vive na cama gritando de dor.

“Ela toma morfina, mas nem assim as dores passam. Não sabemos mais o que fazer! ”, desespera-se. Os 8 filhos de Iara, que moram entre São Sebastião e Caraguatatuba tem se desdobrado para cuidar da mãe.

“A consulta está agendada na rede Hebe Camargo, em Jacareí, para o dia 26 de fevereiro. Ela não aguenta mais as
dores. É desesperador vê-la o dia todo gemendo encolhida na cama. Nossa luta é para que essa consulta seja adiantada, pois ela é apenas o primeiro atendimento até que seja encaminhada para tratamento ou cirurgia”, reclama.

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba informa que acompanha o caso e que a paciente está inserida na Rede Hebe Camargo, de responsabilidade da Secretaria de Saúde do Estado. A secretaria de Saúde ressalta que Caraguatatuba solicitou agilidade na consulta/cirurgia, mas, que é o Estado que libera as datas.

Já a Secretaria de Estado da Saúde informa que o agendamento em oncologia no Hospital São Francisco de Assis, em Jacareí, para o dia 26 de fevereiro foi realizado pelo município de Jacareí, via Rede Hebe Camargo e que a orientação é aguardar e caso o paciente tenha alguma intercorrência mais grave, que procure um pronto atendimento mais próximo de sua casa.

De acordo com a prefeitura, o futuro Hospital Regional terá um anexo que abrigará a Unidade de
Quimioterapia/Radioterapia, reivindicação feita pelo prefeito Aguilar Júnior e atendida pelo Estado, que facilitará o tratamento de todos os pacientes oncológicos do Litoral Norte e, evitando assim, deslocamento para outras cidades.