Cidades São Sebastião

Felipe Augusto vai divulgar na segunda(23) lista dos comércios que terão alvarás cassados

Tamoios News

Em sua live na noite deste sábado (21), o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, gastou parte de seu tempo para atacar o Tamoios News e sua proprietária, a empresária Traud Rennert. O motivo, todos já sabem, somos um portal independente, sem “rabo preso com a prefeitura”, respeitamos os poderes, mas não somos porta voz de nenhum deles. Nosso compromisso é com os nossos leitores. Somos hoje um dos principais portais de notícias do Litoral Paulista. O prefeito sabe disso…Quando uma autoridade começa a atacar a imprensa é porque ela incomoda com as suas verdades. Lamentamos o ataque feito pelo prefeito, acreditamos que ele esteja estressado e meio perdido com a crise que enfrenta a partir da pandemia do coronavírus.

Aliás, gostaríamos que o prefeito explicasse onde erramos ou nos equivocamos, para nos chamar de “mentirosos”. Publicamos informações repassadas por ele em sua própria live. Somos nós os mentirosos? Ele mesmo, em sua live de sexta(20), deixou a população apavorada ao dizer que existiam 740 pessoas isoladas em seus domicílios por síndrome gripal, que são parecidos ao do coronavírus: febre, tosse, dor de cabeça…Na live deste sábado, ele afirmou que já são mais de 800 moradores da cidade, nesta situação. Afinal, estão infectados ou não?  Felipe Augusto assustou e parece assustado com a situação, apesar de segundo ele, a cidade ter apenas 10 casos suspeitos e nenhum, “zero” como disse ele de coronavírus. Acreditamos,  pois respeitamos as informações repassadas pela prefeitura em seu boletim diário sobre o Coronavírus,  apesar do próprio prefeito afirmar que os resultados enviados ao Instituto Adolf Lutz não estão sendo divulgados e que já não se faz mais testes e nem exames nas pessoas suspeitas por determinação do Ministério da Saúde.

Estranhamos ele abordar a questão do plano diretor, num momento, em que as atenções devem estar voltadas, todas elas, ao Codiv-19, com os comércios que estão funcionando na cidade desrespeitando as determinações da prefeitura; com a frequência dos banhistas nas praias, denunciadas por moradores;  e, os condomínios da costa sul, lotados de veranistas, sem que a prefeitura tenha tomado nenhuma medida para impedir isso, colocando em risco a vida das pessoas, na maioria, de caiçaras, que trabalham nesses locais. A própria secretária de Saúde, Ana Soares, comentou na live, que na costa sul, não estão levando a sério as determinações do prefeito, com gente na praia, nas piscinas, fazendo festas e até churrascos.Será que houve orientação e fiscalização da prefeitura? “Gente não é brincadeira!!! O pior está por vir. É muito sério. Não estamos negando nenhuma informação”, alertou a secretária de Saúde. Agora, o prefeito alerta, que não é brincadeira, que é guerra, que a cidade não possui estrutura de saúde para atender tanta gente se a pandemia se espalhar pela cidade.

Um dos diretores da equipe de fiscalização falou que tem recebido muitas denúncias dos moradores sobre comércios funcionando, todos desrespeitado as determinações do próprio prefeito. Foram citados, uma imobiliária de Barra do Say que estaria alugando casa de veraneio, uma adega que está servindo o público, uma loja que abriu neste sábado e ainda um supermercado e um restaurante abertos em Boiçucanga. O prefeito falou que todos eles terão seus alvarás cassados. Será que só esses abriram e desrespeitaram o decreto do prefeito? Segundo o próprio responsável pela fiscalização “o número de denúncias tem sido muito grande”.

Bem, com relação as medidas anunciadas, Felipe Augusto disse que está preparando 58 leitos para alojar as pessoas infectadas. Tem 15 e aguarda a chegada de equipamentos para ampliar para 58. Informou que o atendimento aos casos de coronavírus serão feitos na UPA centro, que requisitou dois prédios particulares, uma pousada para ser utilizada para descanso dos profissionais da saúde e o ginásio do Tebar onde pretende instalar 90 leitos para possíveis doentes do Covid-19. Disse ainda que pretende usar a tenda da rua da praia para instalar mais 90 leitos com o mesmo objetivo. Falou da contratação de técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos para reforçar o atendimento ao coronavírus.

Antes do encerramento da live sua equipe falou sobre um dentista da cidade que estaria com coronavírus e internado em um hospital em São José dos Campos. O profissional, que deveria ter seu nome preservado, teria contraído a doença em Portugal. Ele teria retornado direto para Pindamonhangaba ,onde apareceram os sintomas e acabou transferido para um hospital em São José dos Campos, onde estaria se recuperando muito bem. Apesar disso o representante do comitê gestor de crise fez questão de deixar claro que o dentista não irá retornar para São Sebastião, irá para Pindamonhangaba, procurando com isso tranquilizar a população. No encerramento, o prefeito fez seus pedidos de sempre: “evitem sair”, “fiquem em casa”, “a situação é muito critica e preocupante”. “Estamos em uma guerra biológica”. Que Deus proteja todos nós”. Vamos ver o que o prefeito dirá em sua live deste domingo(22).